Associação Central da Saúde Alternativa do Espírito Santo - ACESA-ES

A Associação Central da Saúde Alternativa do Espírito Santo (Acesa-ES) iniciou suas atividades em 2001, realizando um trabalho de resgate da cultura e da medicina popular capixaba. Atualmente, possui 128 promotores de saúde que atuam em dez municípios do Espírito Santo (São Gabriel da Palha, Vila Valério, Jaguaré, Vila Pavão, Colatina, Pancas, Barra de São Francisco, Santa Maria do Jetibá, Laranja da Terra e Afonso Cláudio), com 17 grupos comunitários. 

Sua principal atividade está na difusão de técnicas de saúde popular como: produções caseiras, alimentação natural, cultivo de ervas medicinais e terapias populares (argila, massagens terapêuticas, canudo chinês, reflexologia, floral e limpeza de pele).

A Acesa nasceu como uma reorganização do projeto Distrito Eclesiástico Norte do Espírito Santo (Denes), ligado à Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que tinha o objetivo de promover um modelo de desenvolvimento rural alternativo, voltado para conscientização ecológica, agricultura familiar e saúde alternativa. O projeto funcionou do ano de 1992 até 2000.

Todo o trabalho da associação é realizado por voluntários, que atuam como terapeutas populares, dividindo seus conhecimentos sobre medicina popular e acompanham os trabalhos realizados em cada comunidade. Atualmente, o projeto possui em torno de 60 voluntários, que chegam a atingir todo mês cinco mil pessoas diretamente, e cerca de 15 mil indiretamente.