Histórico

   

O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi instituído pela Lei Estadual nº 7.844, de 25 de agosto de 2004, em homenagem a Dom Luís Gonzaga, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória entre os anos de 1965 e 1981, quando foi transferido para Campina Grande/PB, onde atuou como Bispo Titular até 2001. Foi membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, do Departamento de Leigos, e da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base.

Nos 15 anos que permaneceu pelas terras capixabas Dom Luís deixou marcas indeléveis, por sua atuação no fortalecimento e florescimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEB`s), sustentadas pela opção preferencial pelos pobres, pela defesa da vida e da dignidade humana. 

Dom Luís trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, a solidariedade e a redução das desigualdades sociais.  Além disso, sempre destacou a figura da mulher na igreja e na sociedade, confiando a elas encargos de liderança em diversos espaços da Igreja de Vitória".

O Prêmio Dom Luís Gonzaga se tornou uma forma de reconhecer quem luta pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente. É concedido anualmente a uma pessoa, a um grupo de pessoas, a uma entidade ou a uma organização, governamental ou não governamental, nacional ou estrangeira que, sem distinção de credo, gênero ou convicções, por suas ações ou ideias, contribuam ou tenham contribuído de forma relevante para a construção de uma nova realidade social local, nacional, continental ou mundial, marcada pelo apelo e materialização da justiça, solidariedade, fraternidade, em harmonia com a natureza.

Dessa forma, a premiação é um ato político, na acepção mais nobre dessa palavra e destacam-se como objetivos centrais do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes:

  • Lembrar e manter viva a memória desse líder religioso, que marcou de forma definitiva toda uma geração de capixabas na luta pela reconstrução da democracia; e
  • Celebrar a passagem de Dom Luís pelo Espírito Santo e sua luta permanente pela dignidade humana e pela melhoria da qualidade de vida do povo capixaba.

A primeira edição do Prêmio foi realizada em agosto de 2005 e, aconteceu interruptamente desde então.

Anualmente é composta uma Comissão Especial, instituída por Decreto, a quem cabe à condução do processo para a premiação, incluindo a indicação das pessoas, ações, grupos e coletivos que estão em consonância com os princípios que regem o Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes.