Abrigo à Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado - AVEDALMA

O Abrigo à Velhice Desamparada Auta Loureiro Machado-Avedalma, é uma instituição Filantrópica Espírita, fundada em 1960. O projeto nasceu da ideia de um grupo espírita de estudos evangélicos de Itaquari, em Cariacica, que decidiu criar um albergue para idosos sem lar, com a intenção de seguir os ensinamentos de Jesus no Evangelho.

O nome foi dado em homenagem a Dona Auta, uma pessoa caridosa que se dedicava a ajudar os menos afortunados. A Instituição abriga idosos em condições de vulnerabilidade social ajudando-os na sua integração social, resgatando valores e fortalecendo seus vínculos familiares. O Avedalma já atendeu 818 idosos desde a sua fundação e, no momento, atende 70 idosos.

O trabalho voluntário é a base da Instituição, cuja diretoria é, também, toda voluntária. Os voluntários atendem os idosos com muito carinho. Organizam o cardápio, cuidam das vestes, arrecadam recursos que auxiliam na manutenção do abrigo, proporcionam alimento físico e espiritual a eles, organizam festividades e comemoram com os idosos as datas mais significativas.

O Avedalma se caracteriza por um tratamento diferenciado dos idosos que são abrigados em Casas-Lares, recebendo de voluntários e funcionários o respeito à sua identidade pessoal e religiosa com atitudes permanentes de carinho e compreensão, levando os idosos a um contexto de esperança, otimismo e participação.

Hoje a instituição possui seis residências para idosos, ambulatório, refeitório, galpão de eventos, coreto, centro de atividades ocupacionais, cozinha artesanal e conta 35 projetos ativos, entre eles: Visitas de Intercâmbio, Encontro de Familiares de idosos, Evangelização, Centro de Convivência e Terapia Ocupacional.