AFECC (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer) Ano 2012 – 8ª Edição

Solidariedade e amor ao próximo sempre foram os principais eixos de sustentação do trabalho desenvolvido pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer. Fundada em 1952, a Afecc é fruto do empenho de um pequeno grupo de voluntários, comandado por Ylza e Affonso Bianco. Neste meio século de constante busca pela excelência a Afecc ganhou aliados e, aos poucos ergueu o Hospital Santa Rita de Cássia, reconhecidamente um dos melhores do Espírito Santo. Fundamentado no trabalho voluntário e na competência dos profissionais do HSRC a instituição orgulha-se de ter conquistado a credibilidade e o respeito da sociedade tendo sempre como meta o atendimento digno ao paciente carente. À época da criação da Afecc, o Dr. Afonso Bianco prestava assistência aos pacientes com câncer na Santa Casa de Misericórdia, única instituição que oferecia tratamento oncológico. Ele percebia a busca pelo tratamento crescer a cada dia e a Santa Casa não conseguia suprir a demanda. Diante disso, ele e sua esposa, Ylza Bianco, começam a movimentar ideias empenhando-se em reunir senhoras da sociedade em favor da saúde capixaba. A mobilização avança e em 28 de abril de 1952 nasce a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer, a Afecc.

Mas esse foi apenas o primeiro passo. Logo a Afecc monta um abrigo para receber os doentes com câncer. Ainda era insuficiente! Com a união de esforços é construído um ambulatório. Para angariar recursos eram promovidos eventos sociais, jantares, bailes, desfiles, bazares e pedágios que tinham toda sua renda revertida para os atendimentos da Afecc. Em 1964, a Afecc recebe uma importante ajuda da Central Evangélica da Alemanha e finalmente, em 1967, o governo estadual doa definitivamente o terreno onde seria edificado o Hospital Santa Rita.

Em 31 de março de 1970 o Santa Rita é inaugurado. Estava nascendo uma nova esperança para o tratamento de doentes com diagnóstico de câncer. Hoje, o Santa Rita é um hospital geral, referência no tratamento oncológico no Espírito Santo e considerado o hospital mais completo e bem equipado do Estado. Entendendo que não basta oferecer ao paciente apenas uma boa infraestrutura hospitalar, a Afecc procura desenvolver, paralelamente a isso, um trabalho de qualidade e mais humanizado. Para isso, desenvolve diversos programas que buscam dar um novo rumo no combate ao câncer que são: Programa de Ressocialização dos Pacientes laringectomizados (Grupo Viva Voz) ; Projeto Viva Sorrindo, que proporciona momentos de lazer e alegria por meio da música; Programa de Reabilitação da Mulher Mastectomizada; Salão de Beleza ; Programa de Prevenção de Câncer de Boca ; Programa de Preparação Cirúrgica ; Projeto de Prevenção por meio de palestras educativas; Projeto de Integração entre Voluntários e Empregados; Programa de Assistência Integrada, caso seja comprovada a carência, o paciente é incluído no programa para fornecimento de medicação, cesta básica, vale-transporte e Grupo Ajuda que é formado ex-pacientes de câncer que hoje assistem aos pacientes com a doença, repassando suas experiências, dúvidas sobre o tratamento e, principalmente, a possibilidade de cura.

Este ano de 2012, a Afecc completará 60 anos, com uma bela história de luta e credibilidade junto à sociedade capixaba. Para realizar esse trabalho diferenciado, necessitou ultrapassar barreiras e mais barreiras, sempre em busca da evolução constante.

É válido afirmar que ao longo desses 60 anos de existência, desenvolveu um extenso leque de serviços, além de oferecer um tratamento humanizado e de qualidade aos pacientes do SUS, com câncer, por ela assistidos. Por todos esses anos de voluntariado engajado na luta e prestação de serviços concretos na área da assistência à saúde voltados para a melhoria da qualidade de vida de tantos, a Afecc foi destacada para receber o Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes – Edição 2012.