ASSOCIAÇÃO ALBERGUE MARTIM LUTERO Ano 2013 – 9ª Edição

A Associação Albergue Martim Lutero (AAML) é uma instituição que tem o objetivo de dar suporte às pessoas que residem no interior do Estado do Espírito Santo que buscam os hospitais da Grande Vitória para atendimento médico especializado. Criada pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a AAML cuida do ser humano, oferecendo espaço para que ele refaça e potencialize sua vida para hábitos mais saudáveis.

No albergue, os pacientes recebem, gratuitamente, hospedagem e quatro refeições por dia, e ainda contam com apoio no agendamento de consultas e outros procedimentos, além de acompanhamento pastoral e psicológico. A história da Associação começou em junho de 1981, quando as comunidades luteranas das regiões Metropolitana e Serrana capixabas decidiram criar um serviço de apoio digno a essas pessoas vindas do interior.

O objetivo inicial foi romper o isolamento e ajudar na comunicação entre médicos e pacientes, já que muitos eram descendentes de alemães e pomeranos e tinham dificuldades de se comunicar em Português. Logo que surgiu, o albergue funcionava em uma casa bem rústica, em Vila Velha. Com a demanda crescente, a Igreja comprou, em 1983, um imóvel maior, em Vitória, próximo aos principais hospitais: Hucam (Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes) e Santa Rita de Cássia.

Assim, em novembro de 1984, foi criado oficialmente o Albergue Martim Lutero. Com o passar do tempo e com os elevados índices de registros de câncer de pele entre os beneficiários do albergue chamou a atenção da equipe de Dermatologia do Hucam, que iniciou um trabalho em parceria com a associação. A partir de visitas às comunidades do interior, foi nasceu o Programa de Assistência Dermatológica aos Lavradores Pomeranos do Espírito Santo (PAD), um dos principais projetos da AAML.

Em 1987 a IECLB firmou parcerias com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Governo do Estado e prefeituras, e, desde então, equipes compostas por médicos, enfermeiros, acadêmicos e voluntários promovem ações em áreas com alto índice de lesões, atuando em 11 municípios. Os mutirões são realizados junto às paróquias da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em escolas e postos de saúde locais.

Nestas ações, são atendidas, em média, 400 pessoas que contam com serviço ambulatorial, procedimentos diversos e pequenas cirurgias. Para que o trabalho fique ainda mais completo, passaram a ser disponibilizadas vagas para consultas de Dermatologia no Hospital Universitário, com agendamento prévio na AAML. Em 14 de junho de 1992, com o albergue funcionando e o PAD sendo mantido, foi fundada a AAML.

Com a crescente demanda de pacientes, a direção da associação começou a sonhar com um espaço mais amplo, e, em 2000, a comunidade parceira de Eggenfelden, no Sul da Baviera, doou o valor para que fosse construída uma sede maior, que hoje conta com 68 leitos. Já em 2002, o PAD foi estendido aos moradores de áreas urbanas e batizado de Programa de Assistência Dermatológica Salve Sua Pele, para prevenir a ocorrência do câncer de pele junto a estas populações.

Os atendimentos, similares aos realizados no interior do Estado, acontecem no primeiro sábado de cada mês, na Igreja Presbiteriana Unida do Ibes, em Vila Velha. Para contribuir com a manutenção do Albergue Martim Lutero – localizado em Tabuazeiro, Vitória –, uma vez por semana a Associação abre o bazar de usados, com roupas, calçados, acessórios, utensílios e objetos de decoração a preços bem acessíveis. A Instituição também oferece oficinas de artesanato aos albergados, que produzem peças de acordo com seus dotes: crochê, fuxico, bordados, trabalhos em feltro, entre outros.