Associação Nova Esperança Ano 2013 – 9ª Edição

Fundada em 1º de outubro de 1970, a Associação Nova Esperança atende em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, a 470 crianças e jovens em situação de risco social, oferecendo educação em período integral e formação humana e cristã. Após mais de 40 anos de atividades, os resultados do trabalho reforçam a convicção de que é possível cultivar o amor e o respeito entre as pessoas.

A Nova Esperança surgiu para oferecer apoio às famílias de bairros carentes, tendo como missão promover o encantamento de crianças e adolescentes, oportunizando a eles atendimento biopsicossocial para a formação educacional e profissional. Desta forma, a sociedade passa a contar com cidadãos críticos e transformadores de sua realidade.

A entidade foca sua ação principalmente na educação das crianças e adolescentes, na faixa de 3 aos 18 anos. O eixo que norteia o trabalho da Associação é incentivar os alunos a aprenderem a aprender; a cultivar valores como o respeito, a solidariedade, a disciplina e a coletividade; a valorizar o trabalho unificado – coletivo; a respeiter o compromisso e a ser criados para humanizar.

Em fevereiro de 1972, a instituição – fundada pelo casal de missionários italianos Egidio e Luigia Bordoni – criou uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e, em 1974, um Centro de Educação Infantil. Naquele mesmo ano, inaugurou um semi-internato, responsável por estender o atendimento a alunos da 5ª a 8ª séries e do Ensino Médio, no período inverso ao horário regular de aulas.

Além dos trabalhos interdisciplinares e contextualizados, a Associação transmite aos meninos e meninas uma visão do conhecimento voltada para a construção socioeducacional a partir da individualidade de cada um. São oferecidas atividades de educação musical, hortifruticultura, informática, trabalhos manuais, esporte e acompanhamento escolar. Tudo isso promovido com a realização de diversos projetos.

Projetos:
Um dos projetos desenvolvidos pela Associação é o “Abrindo Caminhos e Criando Possibilidades”, que oferece o reforço da psicopedagogia, importante para transformar um cenário que inclui muitos alunos e alunas de famílias desestruturadas e que vivem uma realidade de forte risco social.

Para contribuir com a educação e a inclusão estudantes com deficiência é desenvolvido o projeto “De Mãos Dadas”, que trabalha a linguagem, a afetividade, a motricidade, as aptidões, os interesses, a habilidade e os talentos destas crianças e jovens.

Para ajudar os alunos a superar suas dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, melhorando assim o rendimento escolar, é desenvolvido o “Projeto Alternativo de Leitura e Escrita". Com este trabalho pedagócico, os estudantes são estimulados a desenvolver o senso crítico, a autoestima e o potencial de criatividade e participação, compreendendo melhor os fatos e situações da vida real.

As aulas de Matemática ficam mais interessantes e desafiadoras com o projeto “Resolvemos qualquer problema”. Com este trabalho, os alunos são incentivados a exercitar suas habilidades com o raciocínio-lógico e fazer uso inteligente e eficaz dos recursos disponíveis, dando soluções para os problemas que surgem em seu dia-a-dia, na escola e na sua comunidade.

Para que os alunos do Centro de Educação Infantil Egidio Bordoni se sintam especiais e únicos, é desenvolvido o projeto “Parabéns pra Você” que, como o próprio nome sugere, foca um dos momentos mais significativos na vida de uma criança, seu aniversário. A cada final de trimestre, comemoram-se os aniversários dos meninos e meninas, com a participação dos educadores.

Há ainda o projeto pedagócico “Xadrez na Escola”, que usa esta atividade – considerada, ao mesmo tempo, um jogo, uma arte e uma ciência – para desenvolver o nível de raciocínio lógico dos alunos. Em vários países já é adotado como disciplina curricular porque, enquanto esporte desenvolve habilidades, enquanto arte estimula a imaginação e, enquanto ciência exige acurado estudo teórico e elaboração de cálculos precisos.

Para o desenvolvimento destes trabalhos, a Associação Nova Esperança conta com vários parceiros: o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, a Prefeitura Municipal de São Mateus, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Petrobras. Doações também vêm de grupos de famílias da Itália que se reuniram em entidades para organizar as ofertas, como a Associação Volontari di Solidarietá (Associação Voluntária de Solidariedade).