Associação Ambiental Voz da Natureza  

A Associação Ambiental Voz da Natureza, umas das homenageadas pelo Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 2003 por estudantes motivados a sensibilizar a sociedade para a conservação dos ambientes naturais e o uso sustentável de seus recursos.

 

A instituição busca promover a conservação da diversidade biológica e sociocultural, contribuindo para uma interação harmônica entre a sociedade e o meio ambiente. Entre as atividades realizadas pela Voz da Natureza destacam-se pesquisas científicas e diagnósticos ambientais voltados para a conservação e gestão dos recursos naturais.

 

Outras atividades de destaque são: ações de educação ambiental que promovem a sensibilização e difusão do conhecimento, organizações de eventos na área ambiental, e envolvimento em políticas socioambientais por meio de conselhos, grupos de trabalho e fóruns de debate.

 

Além das atividades educativas, a Associação vem desenvolvendo, desde 2006, diferentes pesquisas com pequenos cetáceos no litoral do Espírito Santo. Entre as espécies existentes, golfinhos de hábitos costeiros são os mais ameaçados. Isso se deve, principalmente, por suas áreas de ocorrência se sobreporem a áreas de exploração pesqueira, ocasionando a captura acidental desses animais.

 

Também desenvolve o estudo das comunidades de peixes marinhos e estuarinos. Os peixes são um dos últimos recursos naturais da fauna brasileira que ainda têm a sua captura permitida. Esse recurso possui alta importância comercial e social no Espírito Santo, pois é capturado por um grande número de pescadores profissionais e amadores.

 

Com base na necessidade da conservação desses animais e estruturas naturais, a Voz da Natureza vem desenvolvendo diferentes projetos ao longo do litoral capixaba.