Associação Costumes Artes

A Associação Costumes Artes foi criada em 2005 por artesãs vindas da Pastoral da Criança do município de Cariacica, da Ação Comunitária do Espírito Santo (ACES) e da Ciranda Capixaba/Petrobrás, que, desde então, vêm realizando projetos e trabalhos voltados para inclusão social e economia local solidária. A instituição busca, em primeiro lugar, possibilitar o aumento da renda, o resgate da autoestima e a melhora da qualidade de vida de jovens e adultos da região – ou Território Sol, como chamam – por meio do desenvolvimento sustentável. 

A sede da Associação foi construída através de recursos vindos da Fundação Banco do Brasil, com tijolos ecológicos produzidos por trabalhadores da economia solidária que integram o projeto Bem Morar, da ONG Ateliê de Ideias. Conhecida como Casa Sol, é lá onde acontece a maioria das ações desenvolvidas pela Associação, sendo também a sede do Banco Sol, do Telecentro Comunitário, da Brinquedoteca, da Escola de Economia Solidária, do Bazar e do Grupo Produtivo Costumes Artes. 

Dentro da Casa Sol é desenvolvido o projeto “Mulheres do Sol”, que busca oferecer condições de emancipação profissional e social para mulheres que queiram buscar geração de renda através de cursos profissionalizantes e recolocação no mercado de trabalho.  

Uma iniciativa de grande destaque da Associação Costumes Artes é o Banco Sol, que desde 2008 promove desenvolvimento econômico com a circulação de sua própria moeda. O Girassol, como é chamada, é aceita em diversos estabelecimentos, tornando a economia local cada vez mais sólida, beneficiando tanto os comerciantes, quanto os moradores locais que podem, até mesmo, realizar empréstimos para reformas das moradias ou abrir seu próprio negócio.  

Entre os trabalhos realizados para (e pela) população do Território do Sol, também está a “Clínica Social de psicanálise”, que através da parceria firmada com o Sindicato dos Psicanalistas do Espírito Santo, oferece atendimento aos moradores, tanto na Associação, quanto em um consultório localizado na região metropolitana de Vitória.  

O “Cadeia Produtiva da Bananeira” é mais uma iniciativa da Costumes Artes. Sendo Cariacica uma das regiões onde mais se produz banana orgânica no Brasil, o projeto visa utilizar este recurso natural para a produção e comercialização de artesanatos. A Casa Sol recebe as artesãs que, por meio da confecção de papel reciclado, lembranças ecológicas, cestas, vasos e caixas, recebem uma renda extra.

Além disso, a Casa também sedia o Fórum de Desenvolvimento Comunitário, um espaço destinado para a discussão coletiva a respeito de assuntos que tenham relação com o desenvolvimento sustentável do chamado Território do Sol. Seja sobre instituições públicas ou privadas, o debate é sempre aberto à população local.