Associação de Moradores de Palmeiras (AMOP)

A Associação de Moradores de Palmeiras (AMOP), em Mimoso do Sul, foi formada em 1992 a partir de uma ameaça de desmatamento da Mata Atlântica e das nascentes do Rio Belomonte, que irriga a comunidade. Hoje, é reconhecida pelo modelo de agricultura familiar sustentável.

 

Atualmente, participam da AMOP 60 associados, todos agricultores familiares que possuem, em média, quatro hectares de terra para cultivo. A produção é, principalmente, de café, banana, goiaba, acerola, coco, citrus e hortaliças, e os produtos são comercializados em mercados da região, na cooperativa de café e em feiras.

 

A comunidade atua na captação de recursos e mantém uma rede de entidades apoiadoras, além de ter implantado a Unidade de Produção de Café Especial em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI). Além disso, a AMOP ministra vários cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), como de cooperativismo, associativismo, cafeicultura, fruticultura, agroindústrias artesanais de massas, doces, licores, entre outros. Todos são gratuitos e voltados para os agricultores associados e as comunidades vizinhas.

 

A Associação implantou também a unidade de beneficiamento de café, que processa a produção da comunidade, agregando em média 20% de valor ao produto e melhorando a lucratividade dos agricultores familiares. São atendidos nessa atividade cerca de 110 produtores. Com esse trabalho, é permitida a permanência no meio rural com melhor qualidade de vida.

 

Em Palmeiras, na sede da AMOP, existe uma escola multisseriada de ensino básico municipal, do primeiro ao quinto ano, para atender os filhos dos agricultores. Na comunidade vizinha, Patronato, fica a Escola Família Agrícola de Belomonte, que utiliza a pedagogia da alternância para formação específica de jovens técnicos agrícolas. A comunidade recebe, ainda, atendimento na área da saúde com médicos da família, enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

 

Como lazer e distração para jovens e crianças, a comunidade possui um campo de futebol onde são realizados jogos e atividades esportivas. Na área da formação, existe o Centro de Capacitação Agrícola para a realização de cursos e encontros, equipado com computadores e internet.

 

Esses agrupamentos de ações desenvolvidas deram à AMOP reconhecimentos em nível nacional. Em 2012, o programa Globo Rural exibiu uma matéria mostrando a Associação como modelo de desenvolvimento sustentável na agricultura. Nesse mesmo ano, a AMOP também recebeu da TV Gazeta Sul o Prêmio Biguá de Sustentabilidade, também tendo sido premiada pela Fundação Banco do Brasil no Prêmio Valores do Brasil.