ASSUNTA CALIMAN Ano 2012 – 8ª Edição

Nasceu em 17.01.1937 em Mutunzinho - Resplendor-MG. Filha de Alexandre Caliman e Ana Maria Gava. É Agente de Pastoral e Leiga Consagrada da Diocese de São Mateus, tendo feito sua consagração oficial no dia15 de abril de 1993 na Capela do Mosteiro Beneditino Nossa Senhora de Guadalupe, em São Mateus. É Ministra da Comunhão Eucarística já faz muitos anos. É catequista, faz mais de 40 anos, tendo sido Agente de Pastoral durante 25 anos na Comunidade de São João do BIS na Paróquia de Nova Venécia e depois outros tantos na Paróquia de S. Mateus. Assunta é uma mulher de profunda fé, pois toda sua vida é pautada pela fé e essa fé se concretiza no dia a dia no serviço aos irmãos. Sempre pronta para servir, na catequese, na liturgia, nas Pastorais Sociais, nas lutas em defesa da cidadania consciente nas comunidades. Toda a sua vida vem sendo pautada pela profunda humildade, sempre disposta a aprender e sempre pronta para ajudar e colaborar seja onde for, nunca se negando a ajudar a quem quer que precisasse de sua ajuda.

Faz pouco mais de 06 anos, reside no Asilo dos Idosos em São Mateus, não como residente "idosa", mas como Voluntária, de tal maneira que serve no Asilo para todas as tarefas internas e externas que há precisão: serviços externos; vai aos hospitais acompanhar os idosos e passando muitas vezes a noite toda em companhia deles. Dá de comer e ajuda na limpeza dos idosos que precisarem, sempre no espírito de colaboração com os servidores que realizam essas tarefas, sem nunca receber nada material, só pela alegria de servir segundo o Evangelho. Está sempre pronta para acompanhar no serviço religioso, nas celebrações, e nas palestras e outras tarefas comunitárias.

Vem assumindo até hoje, aos 75 anos, com total empenho, todas as Campanhas realizadas em defesa da cidadania que dependem de assinaturas do povo, percorrendo, sempre a pé, as ruas da cidade e preenchendo folhas e mais folhas de assinaturas sempre com um sorriso nos lábios. Dentre essas, as mais recentes, as Campanhas: pela manutenção da Filantropia do Hospital Santa Rita, (510 assinaturas); contra o Desmatamento da Amazônia, (4.320 assinaturas); e a última a Campanha da Ficha Limpa, (mais de 1.500 assinaturas). E quanto a esta última, segundo o Secretariado Diocesano de Pastoral, a atitude da senhora Assunta, quando citada pelo bispo de São Mateus em reunião pastoral em Belo Horizonte, serviu de estímulo para que a Arquidiocese mineira também redobrasse seus esforços na coleta de assinatura. O gesto humilde e simples da senhora Assunta fez a diferença e foi importante para que o projeto de lei entrasse em votação no Congresso Nacional.

A indicação de Dona Assunta ao Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes 2012 foi encaminhada pelo Bispo Emérito de São Mateus, Dom Aldo Gerna, acompanhada de inúmeros outros depoimentos.