Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM) Ano 2012 – 9ª Edição

Inaugurado em 10 de julho de 1989, o Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM) tem como objetivos estimular o aleitamento materno e incentivar a doação deste importante alimento, fundamental para a saúde do bebê e da mãe.

Com base no apelo médico-social da amamentação, o Banco realiza a coleta – tanto em sua sede quanto em domicílio –, a pasteurização, o armazenamento e a distribuição do leite materno, atendendo a qualquer mãe e/ou criança.

Para estimular o aleitamento materno e informar a sociedade sobre a importância deste ato, o Banco de Leite do HPM realiza ações educativas envolvendo crianças e adultos. Para isto, são feitas apresentações teatrais e musicais, além de palestras e atividades lúdicas.

O Banco, localizado em Vitória, fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, atendendo e orientando todas as mães que procuram seus serviços. Os profissionais também estão à disposição para sanar dúvidas de pais e todos os visitantes interessados em mais informações.

Além de contar com um espaço próprio dentro do HPM, o Banco leva leite materno para crianças internadas em unidades hospitalares, sejam públicas ou particulares. Com o crescimento da demanda, a entidade busca agora apoio para construir uma nova sede, mais ampla e moderna.

Com a nova sede, a entidade acredita que poderá contribuir ainda mais para qualificar a promoção ao aleitamento materno em Vitória. O objetivo é se tornar uma referência para as maternidades nos quesitos resolutividade de assistência específica aos problemas da lactante durante o processo da amamentação e otimização do processo de coleta, pasteurização, armazenamento e distribuição do produto.

Amamentar é um ato de amor
A amamentação é parte essencial dos direitos humanos fundamentais. Além de um componente indispensável do cuidado infantil, ela contribui para o desenvolvimento psicossocial e o crescimento saudável das crianças, já que amamentar é um ato de amor.   

Toda criança tem o direito de ser amamentada no peito. Amamentar também ajuda a promover o direito das mulheres à saúde, pois previne o câncer de mama e o de ovário, a anemia por deficiência de ferro e até mesmo fraturas dos quadris.

Importante ressaltar que, até os seis meses de vida, o bebê pode ser alimentado exclusivamente com leite materno, não havendo necessidade de se oferecer sucos, papinhas ou outros alimentos. Toda criança deve ser amamentada por dois ou mais anos.