CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DA SERRA (CDDH) – Ano 2005 - 1ª Edição

O CDDH/Serra foi fundado em março de 1984, após o IV Encontro Nacional dos Direitos Humanos, realizado no Espírito Santo. Surgiu por iniciativa de um grupo de pessoas, a partir das violações de direitos de trabalhadores ocorridas em algumas empresas do município. O fato que motivou a criação do Centro foi a denúncia de um acidente, ocorrido numa fábrica de compensado de madeira da Serra, no qual duas mulheres foram esmagadas por uma máquina prensadeira. Mais tarde, com o surgimento de novas demandas, a proposta de trabalho da entidade foi ampliada para a defesa de toda a gama dos direitos humanos.

O CDDH/Serra zela pela aplicação dos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) de 10 de dezembro de 1948 e da Carta de Princípios do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH). A entidade busca incentivar e garantir a autonomia dos movimentos populares, sem interferência de interesses institucionais, partidários ou religiosos, articulando-se com as diversas entidades sediadas em todo o território do Estado; assume o compromisso de lutar pela defesa da vida, indignando-se diante de quaisquer atitudes que possam violar os direitos humanos e negar o direito de todos a uma vida plena; seu compromisso é com a justiça e com os direitos humanos; sua prioridade é a defesa da vida e da dignidade humana, pois a Vida é dom de Deus. A mística que impulsiona o CDDH/Serra tem sua raiz no Evangelho de João, cap.10, v.10: "Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude".

PROGRAMAS, PROJETOS OU FRENTES DE TRABALHO DESENVOLVIDOS PELO SERVIÇO SOCIAL

O CDDH/Serra, por atuar de acordo com a plataforma Dhescas (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Políticos, Culturais e Ambientais), desenvolve vários projetos, em âmbito municipal e estadual, além de um programa do governo federal, em diversas frentes de trabalho:

Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos – possui uma equipe técnica interdisciplinar, formada por uma coordenadora, um advogado, uma psicóloga, uma administradora e um assistente social. Este é um programa do governo federal.

Projeto de Assessoria Jurídica e Psicossocial a Adolescentes em situação de ato infracional – atende crianças e adolescentes que sofreram violência dentro das instituições, e suas famílias; também possui uma equipe interdisciplinar, formada por um coordenador, um psicólogo e uma assistente social.

Projeto O CDDH na Articulação e Promoção dos Direitos Humanos – tem por objetivo propiciar e articular ações para promover, defender e reparar os Direitos Humanos.

Projeto Divulgando e Propagando os Direitos Humanos – a equipe que atua neste projeto é formada por uma coordenadora, por uma assistente social e uma estagiária. Este projeto tem por objetivo mobilizar, articular e realizar ações que divulguem o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra e suas ações. Os usuários do Centro de Defesa dos Direitos Humanos são pessoas que tiveram seus direitos violados; são atendidos grupos e entidades da sociedade civil organizada e a população em geral.