Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) Nacional - CEBI-ES

O Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) Nacional foi fundado por Jether e Lucilia Ramalho, Agostinho Vieira de Mello e Carlos Mesters, em 1979. Chegou ao Espírito Santo no ano de 1986, com a intenção de divulgar, aprimorar e capacitar pessoas numa nova forma de ler e interpretar a Bíblia e também promover a solidariedade e a cidadania entre as comunidades.

Seu trabalho procura estimular o ecumenismo para melhorar as relações de diferentes comunidades cristãs e também para promover a aceitação de outras ideologias. Os estudos do Cebi também incluem uma forma de leitura feminista da Bíblia, que busca desconstruir e reanalisar os papeis dos homens e das mulheres no passado e na sociedade atual.

O Cebi possui diversos níveis de atuação, desde local, estadual, regional até nacional, estando presente em 25 estados do Brasil. Suas atividades incluem encontros de estudos bíblicos, escolas bíblicas, seminários de aprofundamento e até cursos de formação de assessores. A sua atuação já ajudou a criar mais de 100 Movimentos Populares e hoje participa de mais de 210 grupos e movimentos sociais pelo país.

Além de sua atuação no Brasil, o Cebi possui parcerias com organizações de toda a América Latina, no Caribe, na África e especialmente na Europa, onde diversos seminários e encontros já foram realizados em países como Alemanha e Itália. Visitas a estes grupos são realizados anualmente por integrantes do centro de estudos.

Atualmente, o Cebi -ES trabalha com as temáticas de relações de gênero e juventudes, buscando uma leitura bíblica que ajude a iluminar nossa realidade e promova a vida. Além de oferecer cursos em sua sede em Vitória, concede formação bíblica em igrejas cristãs, grupos populares e movimentos sociais, a fim de se chegar a uma nova consciência de cidadania, contribuindo para criar uma sociedade mais digna, justa e sustentável.