Comunidade Católica Epifania Ano 2013 – 9ª Edição

Tudo começa com um grupo de amigos: Doris P. de Almeida, Raquel e Victor Schneider, Aline e Sérgio Rabello, que criou o embrião que iria crescer e multiplicar-se, tornando-se uma Comunidade Cristã de trabalho solidário.

Surge então, em 1º de dezembro de 1993 a Comunidade Cristã Epifania, “formada por homens e mulheres nos diferentes estados de vida: celibatários, casados e solteiros, consagrados num carisma específico na vivência fraterna e realização de uma missão.”

A partir de 1995 a Comunidade, com a força de novos amigos, amplia suas atividades em direção aos apelos sociais vindos das famílias carentes da periferia dos municípios. Começam então, as visitas nas casas das famílias de portadores do vírus HIV, para o tratamento das crianças que nasciam portando o vírus.

O Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória – HINSG encaminhava à Comunidade Epifania as informações necessárias das famílias a serem atendida. Os objetivos das visitas são de: “acompanhar o tratamento da criança junto a família; incentivar os pais quanto a adesão ao tratamento; levar apoio espiritual e humano e fornecer subsídios ao serviço social do HINSG referentes à situação sócio familiar.

Em 1º de dezembro de 1996 foi fundada a Casa Sagrada Família – CASF – atendendo a solicitação de Dom Silvestre Luis Scandian, então Arcebispo de Vitória e o apoio do Pe. Hugo Scheer, para atender a necessidade de um abrigo para crianças portadoras do vírus HIV.

A CASF tem por missão “fornecer assistência de qualidade que assegure a melhoria de vida das crianças que vivem com HIV/Aids em risco social, baseada nos valores cristãos da vida e da fraternidade, estimulando o compromisso solidário na sociedade.”

Hoje a CASF desenvolve o seu trabalho em três etapas fundamentais:
• Visita domiciliar que acontece desde 1995, com o objetivo da promoção social, prevenção, orientação e educação da criança. Essas visitas acontecem semanalmente, contando com membros da Comunidade Epifania e voluntários. • Para aperfeiçoar esta etapa do trabalho, a CASF teve seu projeto “Saúde Integral” aprovado pela Coordenação Estadual e Programa Nacional de DST/AIDS onde contempla a elaboração e distribuição de uma cartilha informativa e de orientação nos cuidados com a criança, o monitoramento da medicação que está sendo ministrada pela criança em casa, a visita de um técnico de enfermagem, enfim, uma série de medidas de forma a tornar esta visita mais técnica e com resultados eficazes. • Moradia às crianças encaminhadas pelos juizados, hospitais e Secretarias Municipais, desenvolvendo um trabalho de recuperação e reintegração familiar. • Reunião mensal com as famílias, com o apoio espiritual e emocional, partilha de vida, formação específica sobre AIDS, lanche comunitário de cestas básicas com leite integral e repasse de doação.

O apoio financeiro vem desde 1996, dos parceiros como a Vale, Prefeitura de Vitória, doações de pessoas físicas e a partir do ano de 2000 do Rotary Club de Vitória e Vila Velha e Rotary Club Internacional, Membros da Igreja Católica da Alemanha e Associação dos Funcionários da Receita Federal.

As famílias cadastradas que recebem mensalmente cestas básicas são beneficiadas também, graças à conversão de pena alternativa através do 2º e 3º Juizado Especial Criminal de Vitória. Desde 1997, a comunidade conta com a participação de jovens missionárias alemãs voluntárias que ajudam no desenvolvimento das atividades com crianças e adolescentes. Em 2001 o casal Osvaldo e Norozeti Bergi fez a doação de uma chácara para a Comunidade no Retiro do Congo, Município de Vila Velha. A chácara, denominada “Vila de Nazaré”, acolhe crianças portadoras ou expostas ao vírus HIV.

Em parceria com pessoas da Igreja Católica da Alemanha e do Rotary Internacional, iniciou-se a construção de casas para abrigar as crianças, construções estas que são feitas com tijolos ecológicos. A Comunidade Católica Epifania comemora em 2013, 25 anos de sua caminhada de fé, em sua postura de acolhimento fraterno às crianças, talvez as mais rejeitas pela sociedade. Atualmente são atendidas 18 crianças e adolescentes que residem na comunidade; 62 famílias atendidas e 80 crianças e adolescentes atendidos pelo programa.