CÔ̂NEGO MAURÍCIO DE MATTOS PEREIRA Ano 2012 – 8ª Edição

Nasceu em Acioly, distrito de João Neiva, ES, em 02 de julho de 1926, filho de Coriolano e Adélia de Mattos Pereira. Sua mãe faleceu em decorrência de complicações pós-parto ao dar à luz ao sétimo filho. Nessa época Maurício estava com apenas oito anos e guardou durante toda a sua vida, na memória, o carinho e o cuidado com que sua mãe criou os filhos. Dona Adélia era carinhosa, amorosa, de fala mansa e nunca usou a violência para educar suas crianças. Com o falecimento da mãe o pai pediu a ajuda das avós, para criar seus filhos. As avós e o pai continuaram a missão sempre com o mesmo carinho e dentro dos princípios religiosos e preceitos da Igreja. Coriolano era um pequeno comerciante e, mesmo com dificuldades, ofereceu a todos os filhos, estudo e educação primorosa. Formou dois médicos, um advogado (depois juiz Jairo de Mattos Pereira) e três professoras. Maurício deixou a possibilidade de uma brilhante carreira na Medicina para ser padre.

Aos 15 anos decidiu entrar para o Seminário Menor de Mariana, onde seu tio Aristeu de Mattos era reitor. Foi Ordenado Sacerdote por Dom Luiz Scortegagna, 4° Bispo da então Diocese do Espírito Santo, em 01 de janeiro de 1950. O lema de sua ordenação foi “Escolhido entre os homens e constituído em favor dos homens“(Hb 5,1). Ao longo desses 61 anos de sacerdócio exerceu várias funções na Igreja.Foi membro do Cabido Diocesano em 1953, quando recebeu o título de Cônego; membro do Conselho Presbiteral e Secretário do Conselho de Consultores; foi Secretário do Bispado; Vice Chanceler da Cúria Metropolitana; Reitor do Pré-Seminário Imaculado Coração de Maria em Marilândia; Coordenador de Pastoral, entre 1987-1990; Membro da Equipe de Formadores do Seminário Nossa Senhora da Penha; foi Diretor Espiritual do Seminário Nossa Senhora da Penha; Professor de Teologia Espiritual e Pastoral no IFTAV; Membro da Comissão Coordenadora Central do 13° CEN em Vitória em 1994; Presidente da Comissão de Liturgia do 13° CEN; Membro da Equipe Central do Sínodo Arquidiocesano; Coordenador da Comissão Canônica do Sínodo Arquidiocesano; Membro da Comissão de Arte-Sacra de Arquidiocese de Vitória; e Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória.

Trabalhou em diversas paróquias e comunidades, (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari; Sagrado Coração de Jesus em Colatina; São João Batista em Cariacica;; São José em Maruípe; e São Francisco de Assis no Jardim da Penha). É lembrado sempre com muito carinho por todas as paróquias onde exerceu seu Ministério. O Cônego Maurício foi sempre um homem de muita fé. No exercício dos cargos e funções que assumiu, mereceu a confiança e a amizade dos que estavam ao seu redor, o respeito da sociedade capixaba e a confiança dos seus superiores. Viveu na maior simplicidade custeando com seus próprios recursos as suas despesas pessoais e partilhando tudo o que tinha. Com alegria e um sorriso estampado no rosto, deu testemunho do seu sacerdócio por toda a vida. Tinha uma palavra amiga ou um conselho para dizer a cada um que o procurasse. Foi um sacerdote discreto, coerente e atuante. Homem virtuoso, consciente dos seus deveres religiosos e de cidadão, consagrou-se inteiramente ao Evangelho de Jesus Cristo.