CONGREGAÇÃO MISSIONÁRIAS DA CARIDADE Ano 2007 – 3ª Edição

Em 1986, chegou a Vitória um pequeno grupo de irmãs da Congregação das Missionárias da Caridade, que, no Bairro Nossa Senhora da Consolação, abriu uma casa para acolher mulheres desamparadas e crianças abandonadas pela família, encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude. Muitas crianças, depois, têm sido entregues para adoção, acabam formando um forte vínculo afetivo com a nova família e hoje estão convivendo muito bem.

A Congregação das Missionárias da Caridade é uma família religiosa internacional da Igreja Católica, fundada em 1950, pela beata Madre Teresa de Calcutá, na Índia. As irmãs da Congregação prestam serviço gratuito aos mais pobres, tanto materialmente quanto espiritualmente, sem nenhuma distinção de raça, credo ou nacionalidade.

Atualmente, a casa da Congregação, no bairro Consolação, onde trabalham oito irmãs colaboradoras, abriga oito crianças, quatro adolescentes com necessidades especiais e 14 mulheres.

A comunidade realiza uma contínua missão de visita às famílias mais pobres dos bairros vizinhos, prestando-lhes serviços e auxiliando-as em suas necessidades. Em todos os seus trabalhos, as irmãs contam com a participação de colaboradores e voluntários que ajudam das mais diversas formas.

A doçura é a característica talvez mais cativante dessas "Irmãzinhas" que, com amor manso e humilde, e confiadas apenas na Providência de Deus e na generosidade dos homens, a partir de sua casa de acolhida, se fazem próximas de mães e crianças que o desrespeito, o desamor, a violência e o abandono relegaram à margem extrema do convívio humano.

O seu serviço é imediato e efetivo aos mais necessitados, que não têm ninguém para lhes ajudar, e consiste em:

• Alimentar o faminto, não somente com comida, mas também com a Palavra de Deus;
  • Dar de beber a quem tem sede, não somente com água, mas com conhecimento, paz, verdade, justiça e amor;
  • Vestir os que estão nus, não somente com roupa, mas também com dignidade humana;
  • Abrigar o desalojado, não somente com moradia feita de tijolos, mas com um coração que compreende, que cuida e que ama; e
  • Cuidar dos enfermos, moribundos, fracos e inválidos, não somente de corpo, mas também de mente e de espírito.