DOUTORA ZILDA ARNS NEUMANN Ano 2010 – 6ª Edição

A Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi também representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Nascida em Forquilhinha (SC), residia em Curitiba (PR), em 25 de agosto de 1934. Foi mãe de cinco filhos e avó de dez netos. Escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública. Sua prática diária como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, teve como suporte teórico diversas especializações, como Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP), e Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Sua experiência fez com que, em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin, que começou em União da Vitória (PR), para combater a primeira epidemia de poliomielite. Nessa ocasião, criou um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde.

Em 1983, a pedido da CNBB, a Dra. Zilda Arns criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, cardeal arcebispo primaz de São Salvador da Bahia. Foi então que desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João (Jo. Cap.6, vv.1-15). Após 25 anos de existência, a Pastoral da Criança acompanha mais de 1,9 milhão de gestantes e crianças menores de seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros. Seus mais de 260 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania, para as comunidades mais pobres.

Em 2004, a Dra. Zilda Arns recebeu da CNBB outra missão, semelhante à anterior: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente, mais de 129 mil idosos são acompanhados, todos os meses. por 14 mil voluntários. 

Pelo seu trabalho na área social, a Dra. Zilda Arns recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), "pelo inovador programa de saúde pública que ajuda milhares de famílias carentes", em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); títulos de Doutor Honoris Causa de várias universidades brasileiras. A Dra. Zilda é Cidadã Honorária de 10 estados e 35 municípios brasileiros e foi homenageada por diversas outras instituições, universidades, governos e empresas.

No dia 12 de janeiro de 2010, encontrava-se em Porto Príncipe, no Haiti, em missão humanitária, quando o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe. Estava em uma igreja, onde havia proferido uma palestra para 150 pessoas, sobre o trabalho da Pastoral da Criança.