Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (FEAPAES-ES)

As APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) são Organizações Não Governamentais e sem fins lucrativos que trabalham para que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assim como suas famílias, conquistem melhor qualidade de vida. Para isso, oferecem atendimentos gratuitos especializados de alta qualidade a todos que precisam, independentemente da idade ou da classe social. Enquanto as instituições assumem esse atendimento direto, a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (FEAPAES-ES) trabalha, desde 1992, quando foi inaugurada, na defesa e garantia dos direitos, na promoção da cidadania das pessoas com deficiência intelectual e no assessoramento, na formação e na capacitação das unidades das APAEs.

 

A Federação é uma sociedade civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos. Ela atua, ainda, na articulação com o poder público (no âmbito das políticas de assistência social, saúde e educação) e a iniciativa privada para a realização de parcerias que beneficiem os usuários das instituições e ampliem o atendimento.

 

Foi em Vitória que a história das APAEs começou no Espírito Santo, em 1965, quando um grupo de pais fundou a instituição e iniciou os trabalhos atendendo 50 crianças. Hoje as APAEs estão presentes em 40 municípios capixabas e atendem cerca de 7.500 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de suas famílias. Mais de 1.600 profissionais atuam nas instituições em diversas áreas.

 

Uma das chaves do sucesso do trabalho desenvolvido pelas APAEs no Estado é a constante parceria com a Federação. Dessa relação surgiram programas importantes, como o APAE Sustentável, que possibilitou um avanço na gestão das unidades, permitindo que elas consigam atuar de maneira sustentável, financeiramente, garantindo a continuidade do atendimento.

 

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), é outro exemplo de um trabalho conjunto entre as APAEs e a FEAPAES-ES. Nessa modalidade de serviço, os usuários incluídos nas escolas comuns frequentam as APAEs no contraturno das aulas e recebem a complementação necessária às suas necessidades para que conquistem resultados satisfatórios em sua vida escolar.

 

As APAEs capixabas estão de mãos dadas com a FEAPAES-ES para oferecer um serviço de excelência às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, auxiliando-as na conquista de uma vida com mais autonomia e feliz. O foco é o usuário. É pensando nele que o trabalho avança para tornar o Espírito Santo o Estado mais inclusivo do Brasil.