Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo - FEPESTALOZZI-ES

A Rede Pestalozzi, inspirada no trabalho do pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), surgiu em 1926, a partir da fundação do primeiro Instituto no Rio Grande do Sul. Até que, em 1970, surgiu a Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi (Fenasp), quando, no Brasil, já havia oito unidades. A criação da Fenasp fomentou o surgimento de várias outras Sociedades pelo país, todas atuando na defesa e garantia dos direitos e cidadania das pessoas com deficiência.

As Associações Pestalozzi são instituições filantrópicas, gratuitas e sem fins lucrativos que visam, principalmente, a assistência e inclusão social e a defesa e garantia dos direitos humanos da Pessoa com Deficiência.

No Estado do Espírito Santo, no intuito de subsidiar essas associações no que diz respeito à regularização de documentação, formalização e assessoramento, foi criada, em 10 de junho de 2002, a FEAPES, atualmente registrada como Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo (FEPESTALOZZI-ES).

Com sede e fórum na capital do Espírito Santo, na rua Pedro Palácios, nº 104, Edifício Heitor Luggon, sala 302, Centro-Vitória, a FEPESTALOZZI-ES representa as 35 Associações Pestalozzi espalhadas em todo o território estadual e atendem aproximadamente a cinco mil pessoas com deficiência, visando garantir a qualidade de vida destas pessoas, através de articulação de ações em defesa dos direitos e da construção da sua cidadania, atuando de forma que as afiliadas desempenhem papel de agentes inovadores junto aos segmentos da comunidade, planejando e implantando ações integradas com as necessidades destas comunidades, além de solicitar junto aos órgãos federais, estaduais, e municipais e a iniciativa privada, apoio técnico e financeiro.

A FEPESTALOZZI, com envolvimento das famílias e a capacitação dos profissionais que atuam na Rede Pestalozziana, busca a excelência dos programas e serviços. Como órgão representativo, também atua junto aos segmentos estaduais que tratam de políticas voltadas às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, do espectro autista e altas habilidades. Como órgão articulador, fomentador, orientador e implantador de ações das afiliadas, visando à construção de uma sociedade inclusiva, baseada no princípio da igualdade e no direito pleno que tem as pessoas com deficiência, no exercício de sua cidadania.

As Pestalozzi, em parceria com o Governo Estadual, através da Secretaria Estadual de Educação, presta serviço de Atendimento Educacional especializado em 19 centros educacionais nas instituições, possibilitando, assim, a inclusão, a autonomia e o exercício pleno da cidadania, favorecendo ao aluno, a construção de seu desenvolvimento intelectual, respeitando sua especificidade, e oportunizando, neste sentido, a inserção no mercado de trabalho.

A FEPESTALOZZI-ES também estimula, apoia e promove o desenvolvimento das afiliadas, exigindo a observância de elevados padrões de ética. Oferece assessoramento técnico e científico necessário à elaboração de projetos, programas, plano, bem como permanente formação e capacitação dos profissionais e voluntários que atuam nas afiliadas. Promovendo e articulando serviços, programas e projetos de prevenção, educação, saúde, trabalho, assistência social, cultura, esporte e lazer, visando a inclusão das pessoas com deficiências e melhorando sua qualidade de vida.