Giovanna Valfré

CUMPRIMENTO, A EXCELENTÍSSIMA SENHORA GOVERNADORA EM EXERCÍCIO JAQUELINE MORAES, A EXCELENTISSIMA SENHORA SECRETÁRIA DE DIREITOS HUMANOS NARA BORGO, E DEMAIS AUTORIDADES PRESENTES. CUMPRIMENTO TAMBÉM OS QUE ESTÃO PRESENTES AQUI NO  SALÃO SÃO TIAGO E TODOS E TODAS QUE ACOMPANHAM VIRTUALMENTE ESSA SOLENIDADE.

CUMPRIMENTO OS QUE SERÃO AGRACIADOS HOJE COM O PRÊMIO DOM LUIS, GRUPOS, PESSOAS, E TAMBÉM OS AMIGOS E AS FAMÍLIAS DOS QUE RECEBERÃO IN MEMORIAN O PRÊMIO.

DE FORMA ESPECIAL CUMPRIMENTO A COMISSÃO ORGANIZADORA DO PRÊMIO DOM LUIS GONZAGA FERNANDES, QUE ME HONROU COM O DESAFIO DE REPRESENTÁ-LA. ESTOU AQUI HOJE NUM LUGAR ONDE ESTIVERAM DR. JOÃO BATISTA HERKENHOF, CLAUDIO VEREZA, ALBERTO FONTANA, LAURITA SCHENNEIDER E DANTE POLA. ESPERO SINCERAMANTE NÃO DESAPONTÁ-LOS (MUITO).

A COMISSÃO ESPECIAL FOI NOMEADA PELO SENHOR GOVERNADOR PARA AVALIAR, PENSAR E PROPOR NOMES A SEREM AGRACIADOS COM O PRÊMIO DOM LUIS GONZAGA FERNANDES. ENTRE OS OBJETIVOS DO PRÊMIO, QUE FOI CRIADO PELO DECRETO LEI Nº 7.844, DE 25/08/2004, DESTACO QUE, ALÉM DE MANTER VIVA A MEMÓRIA DE DOM LUIS, TAMBÉM ESTÁ O DE SERVIR DE REFERÊNCIA E ESTÍMULO A INSTITUIÇÕES E PESSOAS, PARA QUE, NA SUA PRÁTICA, VENHAM CONTRIBUIR, DE FORMA RELEVANTE, PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA REALIDADE SOCIAL.

QUEM FOI ESSE HOMEM, LÍDER RELIGIOSO, QUE TANTOS ANOS DEPOIS DE SUA PASSAGEM PELO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E QUASE 20 ANOS APÓS SEU FALECIMENTO, A MEMÓRIA AINDA NOS MOTIVA, ANIMA E NOS IMPULSIONA NA NOSSA LUTA COTIDIANA?

DOM LUIS NASCEU EM 24 DE AGOSTO DE 1926 NO RIO GRANDE DO NORTE E DESDE MUITO CEDO JÁ FALAVA EM SER PADRE. FOI PARA O SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO DA PARAÍBA ONDE ESTUDOU FILOSOFIA E DEPOIS CURSOU TEOLOGIA EM ROMA, DESTACANDO-SE COMO UM DOS MAIS BRILHANTES ALUNOS DO COLÉGIO PIO BRASILEIRO. EM 1950, FOI ORDENADO PADRE EM ROMA E  NO FIM DO CONCÍLIO VATICANO II, SAGRADO BISPO E NOMEADO COMO AUXILIAR DE DOM JOÃO BATISTA DA MOTA E ALBUQUERQUE, NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA. CHEGOU AQUI EM 1966 E FOI ENVIADO A COLATINA PARA ORGANIZAR A IGREJA NO INTERIOR, DANDO VIDA AOS PRIMEIROS EMBRIÕES DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE. FOI NESSE CONTEXTO QUE CONHECEMOS DOM LUIS: ORGANIZANDO O POVO COM O ESPÍRITO RENOVADOR DO CONCÍLIO, COM UM PROFUNDO AMOR PELOS MAIS POBRES. ERA A PESSOA QUE FALAVA A LINGUAGEM QUE NÓS ENTENDÍAMOS. VALORIZAVA O CONHECIMENTO DO POVO, PROVOCAVA E ENSINAVA A VER O MUNDO A PARTIR DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO.  APRESENTAVA UMA VISÃO DIFERENTE DE IGREJA, MOSTRAVA UMA IGREJA DE PERIFERIA, CUJOS POBRES ERAM PROTAGONISTAS, OS PREFERIDOS DE DEUS. EM 1981 DOM LUIS DEIXOU A ARQUIDIOCESE, VOLTOU A PARAÍBA SENDO NOMEADO BISPO DE CAMPINA GRANDE. MAS DEIXOU AQUI, PROFUDAMENTE MARCADAS, PESSOAS E UMA GERAÇÃO DE JOVENS QUE SONHAVAM COM UM MUNDO MELHOR, MAIS FRATERNO E IGUAL. (VOU SEMPRE LEMBRAR DE DOM  LUIS COMO UMA PESSOA COMO NÓS,  DO POVO. UM HOMEM  DE ESPÍRITO JOVEM E ACOLHEDOR, DESPOJADO DAS HONRARIAS QUE O CARGO QUE OCUPAVA PODERIA LHE CONFERIR. ESSA ERA UMA MARCA DELE). SUA SIMPLICIDADE E INTELIGÊNCIA AJUDOU NOSSO POVO A TER CONSCIÊNCIA DE QUE ERA PRECISO SE APROPRIAR DE SEUS DIRETOS, CONQUISTAR DEFINITAVEMNTE O LUGAR DE FILHOS  E FILHAS  DE DEUS

HOJE OS IDEIAIS DE DOM LUIS SE FAZEM NECESSÁRIOS E PRESENTES NA REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO.  SAÍMOS DE UMA PANDEMIA QUE CEIFOU MILHARES DE VIDAS. VIMOS O BRASIL VOLTAR AO MAPA DA FOME E OS ÍNDICES ALARMANTES DO DESEMPREGO NOS ENTRISTECEM. PRECISAMOS RECONSTRUIR O BRASIL, DAR DIGNIDADE AOS BRASILEIROS QUE ESTÃO ÀS MARGENS DA SOCIEDADE.

 A LUTA CONTINUA E AS PESSOAS E ENTIDADES PREMIADAS DE ALGUMA FORMA FAZEM E FIZERAM A DIFERENÇA NESSE MUNDO TÃO DESIGUAL.

EM 2020 TIVEMOS UMA CERIMÔNIA VIRTUAL E O PRÊMIO FOI SIMBOLICAMENTE ENTREGUE ÁS PESSOAS QUE SE DESTACARAM E ESTIVERAM NA LINHA DE FRENTE NO COMBATE AO CORONAVÍRUS.

EM 2021 A SOLENIDADE FOI VIRTUAL E FORAM AGRACIADAS PESSOAS COM PRESENÇA E ATUAÇÃO RECONHECIDAS POR TODOS OS CAPIXABAS E ATÉ NACIONAL E INTERNACIONALMENTE.

EM 2022 ESTAMOS NÓS AQUI NO 18º ANO DO PRÊMIO, NOVAMENTE COM A ENTREGA PRESENCIAL, RECONHECENDO O VALOR DE PESSOAS E INSTITUIÇÕES QUE, COM SUA ATUAÇÃO, LUTAM POR VIDA PLENA E DIGNA, COMO FEZ DOM LUÍS.

OS HOMENAGEADOS DE HOJE:

PADRE WALDYR FERREIRA DE ALMEIDA – O PADRE QUE TAMBÉM É MÉDICO E DEDICOU SUA VIDA À FORMAÇÃO DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO DE CARIACICA. 

ECOS DE GABY – UM GRUPO DE AMIGOS CUJA MISSÃO É PRESERVAR E CELEBRAR A MEMÓRIA DO PADRE GARIEL MAIRE, QUE, POR DEFENDER A VIDA, FOI ASSASSINADO EM 1989.

MOSTEIRO ZEN BUSDISTA – QUE SE DESTACA NA PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA E NO RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE VIDA.

COLETIVO MÃES EFICIENTES - FORMADO POR MÃES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA DA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA E INTERIOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO EM LUTA PERMANENTE PARA GARANTIR O DIREITO DE SEUS FILHOS, A EDUCAÇÃO E A SAÚDE.

CARLOS FABIAN DE CARVALHO – PROFESSOR DE HISTÓRIA, MESTRE E DOUTOR EM EDUCAÇÃO. UM ENTUSIASTA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, MEMBRO DA COMISSÃO DE PROMOÇÃO E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA E COORDENADOR DA PASTORAL DO POVO DE RUA.

IN MEMORIAM SERÃO HOMENAGEADOS:

MARCO ORTIZ – MÉDICO, ARTISTA E MILITANTE EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE, UM DOS PIONEIROS DA ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA NO ESPÍRITO SANTO.

PASTOR ADAHYR CRUZ – MEMBRO DA IGREJA METODISTA, FOI PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO ESPÍRITO SANTO (CONIC), MILITANTE DOS DIREITOS HUMANOS.

NESSAS PESSOAS E INSTITUIÇÕES OU ATRAVÉS DO TRABALHO E AÇÃO DELES, ALÉM DA ATUAÇÃO DE TANTAS OUTRAS PESSOAS, MUITAS VEZES, ANÔNIMAS, DOM LUIS GONZAGA FERNANDES VIVE.

PARA ENCERRAR AGRADEÇO, EM NOME DA COMISSÃO, AO SR. GOVERNADOR DO ESTADO RENATO CASAGRANDE, NESTA TARDE REPRESENTADO PELA GOVERNADORA EM EXERCÍCIO JAQUELINE MORAES, A  SECRETÁRIA DE DIREITOS HUMANOS NARA BORGO E TODA SUA EQUIPE QUE TANTO NOS AJUDOU PARA A REALIZAÇÃO DESSA SOLENIDADE.

QUE O AMOR E O SENSO DE JUSTIÇA QUE DOM LUIS PLANTOU EM NOSSOS CORAÇÕES E ESPALHOU NESSAS TERRAS CAPIXABAS E POR ONDE MAIS ANDOU, NOS ENCORAJE, TODOS OS DIAS, COMO PESSOAS, GOVERNO E INSTITUIÇÕES, A CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E FRATERNA, ONDE TODOS E TODAS TÊM VEZ E VOZ.

 MUITO OBRIGADA!