Grupo Ecos de Gaby

Grupo constituído por voluntários para dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Padre Gabriel Félix Roger Maire, sacerdote católico francês que atuou no Brasil a partir da década de 1980. “Gaby” era o apelido carinhoso com que os amigos o chamavam.

Pe. Gabriel contribuiu com a formação sócio-político-religiosa dos moradores de vários bairros de Cariacica e Viana; distinguiu-se pela proximidade e defesa dos injustiçados e dos mais necessitados, sempre enfrentando com destemor desafios e ameaças, que acabaram custando-lhe a vida. Ele foi assassinado em 1989, o crime não foi elucidado de forma satisfatória e permanece impune.

O Grupo Ecos de Gaby foi criado há cerca de sete anos. Um de seus objetivos é manter viva a memória de Pe. Gabriel e de outras e outros capixabas, mártires em defesa da justiça. O Grupo é integrado, hoje, por nove pessoas e já publicou dois livros: “Prefiro morrer pela vida a viver pela morte” (título que reproduz um lema de Pe. Gabriel) e ‘’Ecos de Vitória’’. Está em fase final de elaboração um livro que aborda a infância e a juventude de Gaby; seu título será: “O Profetismo de Padre Gabriel Maire, como continuar a luta pela não violência”.