INSPETORIA SÃO JOÃO BOSCO - CENTRO SALESIANO DO ADOLESCENTE TRABALHADOR CESAM/ES - Ano 2011 – 7ª Edição

PORTAS ABERTAS PARA O FUTURO

A promoção humana e o amparo à juventude, especialmente a que se encontra em situação de vulnerabilidade social, é um dos grandes pilares da Ação Social Salesiana. No Espírito Santo, o trabalho da Rede Salesiana de Ação Social se dá por meio da Inspetoria São João Bosco - Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (ISBJ-CESAM-ES) que, desde 1996, vem contribuindo para o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares e dando oportunidade a milhares de jovens.

O artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECRIAD) descreve que é nosso dever assegurar os direitos básicos aos nossos adolescentes, entre eles o direito à educação, à profissionalização, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Esses princípios norteiam o trabalho do CESAM-ES, que, por meio dos seus programas, prepara o adolescente, acompanha o seu desenvolvimento na empresa, na família, na escola, e se compromete a oferecer acolhimento, acompanhamento sócio-educativo, qualificação e inserção no mercado de trabalho, com total respeito aos direitos trabalhistas e ao ECRIAD.

No Programa de Orientação, Acompanhamento e Apoio Sociofamiliar, a Instituição acolhe e identifica o perfil social e econômico dos usuários, estabelecendo estratégias com foco na promoção do seu desenvolvimento e ações voltadas para integração e empoderamento da família. Já com o Programa de Qualificação Socio-Profissional, com embasamento na Lei n° 10.097/2000, o CESAM-ES executa cursos de acordo com a aprendizagem profissional e oferta de atividades sócio-educativas atraentes e diversificadas. No Programa de Articulação e Mobilização, o CESAM-ES participa de espaços de controle social e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

O CESAM-ES aposta em ingredientes que têm sido o diferencial na garantia dos seus resultados positivos: investimento no potencial do jovem, infraestrutura, aliada ao engajamento de profissionais qualificados e talentosos. A equipe conta com 56 profissionais das áreas de assistência social, pedagogia, administração, psicologia, ciências sociais, informática, educação física, direito, nutrição, entre outros. Para o desenvolvimento das atividades são utilizados diversos espaços, entre eles salas para atendimento individualizado, salas para atividades coletivas, recursos de multimídia, além de espaços de convivência e acolhida que colaboram para a promoção da cidadania, novos aprendizados; tudo isso aliado à prática socioprofissional. Para ampliar as atividades sócio-educativas, a ISJB-CESAM-ES, estendeu sua área de atuação para pólos no interior do Estado, nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares e Colatina.

O trabalho realizado pela ISJB-CESAM-ES já é reconhecido nacionalmente. Em 2010, recebeu o "Selo Parceiros da Aprendizagem", homenagem do Ministério do Trabalho e Emprego, por seus relevantes serviços. Mas seus bons resultados também foram constatados no número cada vez maior de pessoas que participam do Oratório Festivo (um dos projetos especiais que promove atividades esportivas, formativas, culturais e de valorização da vida, nos finais de semana) e nos índices de aprovações expressivas do Pré-Universitário Dandara, nos Vestibulares de 2010 e de 2011, fruto da iniciativa de educadores voluntários.

Os trabalhos desenvolvidos pela Rede Salesiana de Ação Social no Espírito Santo são possíveis graças à parceria com diversas empresas públicas, privadas e de economia mista. Esses trabalhos promovem o desenvolvimento de novas habilidades entre os atendidos e ofertam atividades sócio-educativas que podem contribuir para atitudes mais solidárias e cooperativas, a partir de uma leitura crítica e reflexiva da sociedade.