INSTITUTO JOÃO XXIII Ano 2011 – 7ª Edição

O nome "Instituto João XXIII" é uma homenagem ao Beato João XXIII, Papa de 1958 a 1963, mundialmente conhecido como "o Papa Bom". Durante o seu pontificado, João XXIII revestiu-se do espírito de tolerância e ecumenismo, procurou dialogar e cooperar com outras crenças e religiões, e deixou para o mundo a imagem do "Bom Pastor" que a todos quer abraçar e amar.

Em 1999, um grupo de amigos, inspirados pelo exemplo do espírito fraterno de João XXIII, apoiou duas iniciativas: a criação, em Cariacica, da ASSOCIAÇÃO AMOR E VIDA; e, em parceria com o SECRI/Serviço de Engajamento Comunitário, o "Coro in Canto", um coral formado por crianças do Bairro São Benedito e adjacências, em Vitória. O projeto "Coro in Canto" se tornaria, mais tarde, o embrião do Instituto João XXIII.

A fundação do Instituo ocorreu no dia 4 de julho de 1999. O Dr. José Osvaldo Bergi, acompanhado de sua esposa Dona Norozeti, o Dr. Guido Pinheiro Côrtes e outros colaboradores definiram os princípios básicos do ideal da entidade: um projeto social que conclamasse gente de boa vontade para a formação moral e cívica das pessoas, propiciando-lhes ensino profissionalizante, educação musical e outros meios de crescimento humano. Fundamental, para o nascimento do Instituto, foram a motivação e o apoio dado por um grupo de pessoas que se tornaram os mantenedores da entidade.

O coral "Coro in Canto", iniciou suas apresentações públicas já a partir do final de 1999, e desde então se distingue com sucesso, seja como grupo musical, seja como instrumento de formação social. Para dar continuidade a este trabalho vitorioso, surgiu a necessidade de adquirir um espaço físico onde fosse possível organizar um centro infantil de educação e aprendizado musical e outras oficinas sócio-culturais, beneficiando um número sempre maior de jovens.

Em outubro de 2002, o "Coro in Canto" participou, na Igreja São Gonçalo, em Vitória, de um encontro de corais promovido pela saudosa professora Cleuza Mendes. O Dr. Bergi, impressionado pelas qualidades da professora, convidou-a a participar da empreitada do Instituto João XXIII. No ano seguinte, quando da inauguração da sede do Instituto, no bairro Itararé, ocorrida no dia 2 de setembro, a Professora Cleuza viria a ser a primeira coordenadora do espaço, chamado "Centro de Artes Arco-Íris".

Em 2004, as instalações do Centro de Artes foram ampliadas e deu-se início à duradoura parceria com a empresa ArcelorMittal/Tubarão. Neste mesmo ano, o Instituto João XXIII também obteria o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal. No ano seguinte, o Instituto foi reconhecido de Utilidade Pública Federal e, em 2007, de Utilidade Pública Estadual.

Em 2005, após o falecimento da professora Cleuza Mendes assumiu a coordenação geral do Projeto a professora Bernadete Scaramussa Bergi. Neste ano, os jovens talentos descobertos pela oficina de canto coral gravaram o disco "Sonhar é Preciso" e participaram pela primeira vez do tradicional Concerto de Natal da ArcelorMittal/Tubarão, ao lado da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e da cantora Simone. Desde então, todos os anos, os jovens cantores do Projeto continuam participando desse grande evento natalino, se apresentando com grandes nomes da música nacional, como Geraldo Azevedo, Fafá de Belém e Zizi Possi.

Em 2006, o coral Arco-Íris participou de uma marcante apresentação internacional com o grupo italiano Gen Rosso, no Ginásio do Clube Álvares Cabral. Encerrando o ano, foi apresentado o musical "Caixa de Surpresas", o primeiro inteiramente concebido e apresentado pela equipe e pelos os alunos do Instituto João XXIII. Nos anos seguintes, surgiriam ainda outros espetáculos do gênero, como o "SerTão" e o "Ritmos e Danças do Brasil", todos envolvendo alunos das oficinas de expressão corporal, percussão, violino, musicalização e canto coral.

Outros importantes eventos continuaram a acontecer: inúmeras apresentações e participações em festivais, como o ENRECOROS, em Ipatinga, Minas Gerais e a participação dos corais e da orquestra de flautas e percussão na Missa da Ressurreição e no Concerto de Natal da Polícia Militar.

Importante ressaltar também que novos parceiros continuaram a surgir, como foi o caso da empresa de transportes urbanos Unimar.

Em 2010, entrou em funcionamento a nova sede do Instituto João XXIII, no bairro Consolação, em Vitória. O ano de 2010 também marca o início de mais uma parceria, desta vez com a Petrobrás. A nova sede do Instituto possui salas equipadas, quadra poliesportiva, um ambiente moderno, confortável e educativo e possibilitou o aumento do número de participantes e da oferta de oficinas, atividades e projetos.

A Missão do Instituto é: Contribuir, por meio de atividades sócio-educativas, culturais e esportivas, para o desenvolvimento das potencialidades de crianças e adolescentes e para o exercício de sua cidadania.

A Visão é: Ser referência, como entidade social do terceiro setor, na gestão e no atendimento sócio-educativo, cultural e esportivo.

Os Valores: Gentileza, Responsabilidade, Envolvimento, Entusiasmo, Atitude.

Os Objetivos da entidade são:

  1. Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, entretendo-as, em horário alternado ao da escola, com atividades relacionadas à arte e à educação.
  2. Estimular a mudança de hábitos, buscando atitudes e comportamentos adequados de saúde e lazer, a partir da integração com a família, a escola e a comunidade.
  3. Promover o exercício da ética, da cidadania, dos direitos humanos, dos direitos universais e da democracia, propugnando pela concórdia e pela paz.
  4. Fomentar o acesso, a freqüência e o sucesso escolar de crianças e adolescentes, no ensino fundamental e médio.

A atuação do Instituto JOÃO XXIII e todos os seus procedimentos, decisões, ações e relações com seu público alvo, associados, parceiros, apoiadores, auxiliares, fornecedores e demais interlocutores são pautados nos seguintes princípios, consignados nos artigos 4º, 5º, 6º e 47º do seu Estatuto Social: Não discriminação; Legalidade; Moralidade; Impessoalidade; Publicidade; Eficiência; Economicidade; Gratuidade no exercício dos cargos da administração; Gratuidade das oportunidades oferecidas.

O Instituto JOÃO XXIII está localizado no bairro Consolação, mas atende à população das Regiões Administrativas III e IV do Município de Vitória, perfazendo um total de cerca de 56.000 habitantes, distribuídos em 21 bairros. Tal população pertence em parte à classe médio-baixa, em parte situa-se na linha de pobreza e em parte encontra-se abaixo da linha de pobreza. O público alvo dos Projetos do Instituto são as crianças e os adolescentes desses bairros. Os familiares desses menores, bem como os demais moradores dessas comunidades, constituem o público alvo indireto.

O Projeto "Crescer com Arte" tem como finalidade desenvolver atividades sócio-educativas e culturais para 260 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, residentes nas regiões III e IV do Município de Vitória.

A Arte-Educação é utilizada como estratégia de atuação e dentro desse enfoque são oferecidas as seguintes oportunidades educativas: musicalização; teclado; violão; canto-coral; orquestra de flauta doce, violino, percussão, flauta transversa; teatro; vivências corporais; artes visuais; laboratório literário; xadrez.

O Instituto entende que a arte é cultura, é fruto de pessoas que expressam sua visão de mundo, suas concepções, seus princípios, suas vivências. O contato com a arte amplia a visão de mundo, enriquece o repertório estético, favorece a criação de vínculos com realidades diversas e, dessa forma, propicia atitudes de tolerância, de valorização da diversidade, de respeito mútuo, ao tempo que contribui para uma cultura de paz. O conhecimento da arte produzida em sua própria cultura permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e idéias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual fez parte.

As oficinas possuem conteúdo programático e, de acordo com a evolução dos alunos, as turmas são divididas e reorganizadas. Essa forma de trabalho possibilita aos alunos descobrir suas habilidades e, se tiverem talento e interesse, os "aprendizes" poderão se transformar em profissionais competentes e bem sucedidos.