Jolindo Martins (in memoriam)

Jolindo Martins nasceu em 28 de julho de 1924, em Vitória-ES, filho de Annibal Anthero Martins e Marianna Izaura de Rezende Martins. Formou-se em medicina aos 22 anos, pela Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, e voltou para Vitória trabalhando como obstetra.

Em 1937 começou a atuar como pediatra, por indicação de Jayme dos Santos Neves. Chegou a trabalhar no Departamento Estadual de Saúde Pública, na Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo e na Liga Espírito-santense Contra Tuberculose, onde ajudou na aplicação da vacina BCG oral no Estado.

No ano 1946, assumiu a Chefia do Serviço de Maternidade, Infância e Adolescência, órgão que fiscaliza as atividades da pediatria no Estado, onde também agiu como um representante oficial do Espírito Santo em diversas Jornadas Brasileiras de Puericultura e Pediatria.

Na década de 50, Jolindo foi responsável pela abertura do primeiro Banco de Leite Humano do Estado, ligado ao Centro de Saúde de Vitória, e também idealizou a Pupileira Zélia Vianna de Aguiar, que hoje é um Centro de Atenção Infantil da Prefeitura Municipal de Vitória. Em 1953 começou a trabalhar no Hospital Infantil, eventualmente assumindo como diretor por um período.

Seguindo a sugestão do jornalista Alvino Gatti, começou a escrever crônicas diárias para o jornal “O Diário” de Vitória, onde abordava seus conhecimentos sobre puericultura, a fim de ajudar a população a entender melhor seus filhos e erradicar tabus ligados à infância. Eventualmente, fez uma compilação de seus textos e os transformou no livro “Se a criança votasse”, lançado em 1956. Jolindo doou todo lucro com as vendas do livro para instituições ligadas à proteção da infância.

Também foi responsável pela implementação do Curso de Pediatria da UFES no Hospital Infantil, que funcionou de 1964 até 1973. Essa conquista veio graças a sua posição como Chefe da Cadeira de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFES e o apoio de seus colegas Raul Espíndula Rabello, José Paim dos Santos, Talmon Fonseca, Léo de Carvalho Siqueira e Álvaro Machado.

Jolindo Martins faleceu em Vitória, no dia 02 de maio de 1999.