Mosteiro Zen Morro da Vargem

Fundado em 1974 no município de Ibiraçu e estabelecido segundo a secular Escola Budista Soto Zen, o Mosteiro Zen Morro da Vargem é o primeiro mosteiro budista da América Latina. Compreende 150 hectares de Mata Atlântica: a área, que se encontrava em adiantado processo de degradação, foi totalmente recuperada com o plantio de mais de 300 mil mudas de espécies nativas e o ordenamento de uso da área, a qual passou a ser destinada a pesquisas científicas, à educação ambiental, com reserva de uma pequena área destinada especificamente para o Mosteiro.

Em 1992, por sua relevante atuação ambiental e pela difusão de práticas sustentáveis, o MZMV foi escolhido como Polo de Educação Ambiental. Em 2005, tornou-se uma Unidade de Conservação Estadual - ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico), consolidando-se como um exemplo de recuperação e sustentabilidade. Considerado uma instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual, o Polo de Educação Ambiental Mosteiro Zen Morro da Vargem é também considerado pela UNESCO um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O Mosteiro realiza suas atividades com base em 3 pilares: o espiritual, o socioambiental e o cultural. No pilar espiritual, o Mosteiro está focado na formação de monges e na prática leiga, aberto a pessoas de variados credos. Num trabalho conjunto com a Diocese de Colatina, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Ibiraçu, criou um roteiro de peregrinação espiritual chamado "Caminhos da Sabedoria": um diálogo entre o Cristianismo e o Budismo. No âmbito cultural o Mosteiro promove atividades que visam despertar na comunidade posturas mais conscientes e tolerantes por meio de eventos artesanais, exposições artísticas, shows musicais e encontros de conscientização e convivência interracial. Nas proximidades do Mosteiro foi criada uma Estação Cultural. Nesse ambiente, artistas de variadas tendências se hospedam e desenvolvem seus trabalhos durante um período pré-determinado.

À margem da BR-101, o MZMV criou um parque, com área de 3,5 hectares, totalmente voltado para a comunidade, aberto 24h. O paisagismo do local faz um diálogo interessante entre as culturas ocidental e oriental.

Dentro dele foi construído um tradicional jardim contemplativo zen. Na entrada do parque está um portal japonês e, assentadas na parte mais alta da colina, estão 15 imagens de Buda e mais uma imagem, que é a maior estátua de Buda do Ocidente, com 35m de altura.

Em abril de 2022, no mesmo parque, foi concluída uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. A capela reforça o diálogo inter-religioso iniciado em 1987 com a criação do circuito “Caminhos da Sabedoria”. Ainda em 2022, o Mosteiro iniciará uma abertura de diálogo com outras tradições religiosas.

O Polo de Educação Sustentável Mosteiro Zen Morro da Vargem promove Visitas Escolares e Formação para Professores, para despertar uma nova consciência e uma nova postura perante os desafios do cotidiano. Há também outros programas, como Visitação aos Domingos, Terceira Idade, Compaz (Polícias Militar e Civil) e Curso de Bioarquitetura, visando ao bem-estar físico e mental. Em 2019 foram iniciadas as atividades da Escola de Cerâmica Kanzeon, que atende a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e promove a geração de renda, com a comercialização das peças produzidas pelos próprios alunos.

O MZMV está ‘alinhado’ com a agenda mundial proposta pelas Cúpulas das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que preveem ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.