MOVIMENTO EDUCACIONAL E PROMOCIONAL DO ESPÍRITO SANTO (MEPES) Ano 2008 – 4ª Edição

Inspirados nos princípios da Doutrina Social da Igreja e como resposta aos desafios que as estruturas sociais injustas põem à consciência do cristão para viver a mensagem evangélica e ser fermento, sal da terra e luz do mundo, foi fundado o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), em 26 de abril de 1968, por lideranças rurais e urbanas, sob a articulação do sacerdote jesuíta italiano Padre Humberto Pietrogrande.

O Mepes, instituição não governamental, filantrópica, sem fins econômicos, tem por finalidade a promoção humana, interagindo na educação, saúde e ação comunitária, numa ampla atividade voltada, principalmente ao meio rural, integrando campo e cidade, naquilo que concerne à elevação humana e social, com o objetivo de promover a formação integral dos jovens e famílias rurais nas dimensões da vida: em seus aspectos espiritual, intelectual, social, sanitária, técnica, econômica e ambiental.

São fundamentos inspiradores do Mepes:
1. A Doutrina Social da Igreja e, especialmente, a Encíclica Populorum Progressio do Papa Paulus VI (1967);
2. Os Desafios impostos pela realidade; e
3. A Estratégia Mepiana, fundamentada: no intercâmbio; no pluralismo profissional e confessional; na participação da família e da comunidade; na mobilização, articulação e integração institucional com a sociedade civil e com os Poderes Públicos e instituições da iniciativa privada; e a Pedagogia da Alternância.

Principais atividades desenvolvidas:

Na Educação Formal, o Mepes atua por meio das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). Atualmente são atendidos 2.097 alunos, em 18 escolas, atendendo famílias de 55 municípios e que oferecem ensino fundamental, médio e educação profissional técnica de nível médio e cursos de qualificação; todos adotam a Pedagogia da Alternância como base do processo de ensino/aprendizagem.

Na Ação Comunitária, o Mepes desenvolve a promoção comunitária, ações preventivas de saúde, e também promove iniciativas de apoio técnico e o funcionamento de movimentos associativistas, por meio de seminários e encontros; orienta para programa de microcrédito rotativo o jovem do campo e mantém quatro creches, conveniadas com a Prefeitura Municipal de Anchieta, atendendo 410 crianças de 0 a 6 anos de idade.

Na área de Saúde mantém: o Centro Comunitário de Saúde, o Hospital de Anchieta e as ações preventivas de saúde e programas de serviço social.
O Centro Comunitário de Saúde e vinculado à Prefeitura Municipal de Anchieta, e articulado ao SUS, em interação com os governos estadual e federal com atendimento médico gratuito. O hospital, que desde 1975 funciona também como maternidade, oferece serviços de Ambulatório, Pronto- Socorro, Cirurgia, Clínica Médica, Pediatria, Gineco-obstetrícia. As ações estão baseadas na Assistência de Baixa e Média Complexidade. Localizado em Anchieta, atende a população dos municípios de Anchieta, Iconha, Guarapari, Piúma e Alfredo Chaves, que referenciam pacientes na Programação Pactuada e Integrada do Estado do Espírito Santo. A estrutura hospitalar possui 55 leitos, possibilitando aproximadamente 150 internações/mês.

O Centro de Formação e Reflexão, localizado em Piúma, oferece Formação Inicial e Continuada na Pedagogia da Alternância, Formação dos operadores do Mepes nas diversas áreas de atuação, Cursos de qualificação destinados aos alunos e ex-alunos das escolas, produtores rurais, mulheres e comunidades, fortalecendo o associativismo.

Entidade pioneira no Brasil na introdução, desde 1968, do modelo de educação agrícola com utilização da Pedagogia da Alternância, sendo a EFA de Olivânia a primeira Escola Família Agrícola, do Brasil e da América Latina, o Mepes vem conquistando vários prêmios, dentre os quais destacamos: Menção Honrosa Dom João Baptista da Mota e Albuquerque, (Assembleia Legislativa do Espírito Santo/2001); e o Prêmio Dom Luis Gonzaga Fernandes (Governo do Estado do Espírito Santo/2008).