Pastor Norberto Berger (in memoriam)

O pastor luterano Norberto Berger, conhecido por defender os direitos humanos e o ecumenismo, nasceu no dia 10 de abril de 1942, em Laranja da Terra (ES). O líder religioso serviu à Igreja desde 1968, quando assumiu a Paróquia de Santa Maria de Jetibá. Depois atuou na Paróquia de Córrego da Peneira, em Alto Jatibocas, e retornou à Paróquia de Santa Maria de Jetibá.


Nesta cidade, iniciou o trabalho para unir os grupos de metais das comunidades no Espírito Santo, promovendo o primeiro encontro de trombonistas do Estado, no início da década de 80. 


Em 1992, dedicou-se à formação em nível de Mestrado em Antigo Testamento, em São Bernardo do Campo (SP), retornando depois a Santa Maria de Jetibá (hoje Paróquia de São Luís).


Atuou na coordenação da Associação Educacional Martim Lutero, sendo vice-sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, entre 1998 e 2006. Além disso, contribuiu em vários setores do Sínodo e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), fazendo parte da Comissão de Formação de Obreiros e do Grupo Assessor de Teologia e Confessionalidade. Foi também presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC/ES) e assessor do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI/ES) até seus últimos dias.


Ao longo de sua vida, Norberto sempre esteve presente ao lado das pessoas, em suas lutas pela vida e dignidade humana. Como pastor da IECLB viveu o ecumenismo na prática desde os tempos da ditadura militar junto de padres católicos na região de Itarana e Itaguaçu (ES). Atuou tanto na formação de lideranças, como também na defesa da vida.


Depois de quase 50 anos de dedicação à Igreja Luterana, o pastor, juntamente com outras lideranças religiosas e da sociedade civil, liderou no início dos anos 2000 o “Fórum Permanente contra a Violência e a Impunidade”, pelo combate à corrupção, ao crime organizado e à violência; o “Reage Espírito Santo”, movimento que esteve à frente de passeatas e manifestos pelo fim da impunidade; além de ter feito o pedido de intervenção federal no Estado.


O pastor emérito Norberto Berger faleceu aos 75 anos, no dia 11 de setembro de 2017.