Pastor Oliveira de Araújo (in memoriam)

Mineiro, nascido na cidade Luz, no interior de Minas Gerais, no dia 28 de março de 1948, o pastor Oliveira de Araújo é referência no Espírito Santo e no país. Combativo nas causas sociais e bom conselheiro, conquistou o respeito e a admiração de autoridades políticas e religiosas de diferentes correntes.

 

Formou-se em Teologia no Seminário Teológico Batista Mineiro,, e em Psicanálise. Foi pastor em Belo Horizonte, Manhuaçu, Rio de Janeiro e Vitória. Muito ativo e líder nato, sempre deixou sua marca por onde passou. Atuou como conferencista, levando a palavra de Deus a diversos estados do Brasil e também a outros países. Oliveira também trabalhou evangelizando tribos indígenas e passou grandes temporadas no Amazonas. Em 1992 decidiu vir para o Espírito Santo.

 

Recebeu, em março de 2016, o título de pastor emérito da Primeira Igreja Batista de Vitória (PIBV), onde esteve à frente por 24 anos, de 1992 a 2016. Ao longo desse período, desenvolveu um incansável trabalho evangelístico e missionário e ainda foi responsável pela construção de um ministério infantil, hoje referência no país.

 

No início dos anos 2000, o pastor exerceu importante papel no processo de reconstrução das instituições públicas do Estado e se dedicou intensamente à defesa de formação de novas lideranças.

 

Foi presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo e também da Convenção Batista Brasileira que reúne aproximadamente 1,5 milhão de batistas, 10 mil pastores e 10 mil igrejas em todo o país. Em 2017, foi membro do Conselho de Ética do Estado,

 

Em 2008, fez um transplante de pulmão, cinco anos após ter descoberto uma doença chamada fibrose pulmonar idiopática. Entre cirurgias, transplantes, tratamentos médicos e muita fé, seguiu firme trabalhando pelos seus ideais.

 

Após mais nove anos lutando pela vida, o pastor Oliveira faleceu no dia 3 de junho de 2017, aos 69 anos. A esposa Alzira, os três filhos (Gunther, Rebeca e Raquel) e os três netos (Pedro, Ester e Lucas) seguem representando sua vida de fé e dedicação à palavra de Deus.