PASTORAL DA CRIANÇA NO ESPÍRITO SANTO Ano 2006 – 2ª Edição

A semente deste serviço foi lançada em maio de 1982, por Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo de São Paulo, e por Mr. James Grant, então diretor executivo do Fundo das Nações para a Infância (UNICEF), em Genebra, Suíça, durante debate sobre os problemas da pobreza e da paz no mundo. No ano seguinte, a CNBB confiava a tarefa de criação e desenvolvimento da Pastoral da Criança a Dom Geraldo Magella Agnelo, então arcebispo de Londrina (PR) e à médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann.

A base de todo o trabalho da Pastoral da Criança são a comunidade e a família. A dinâmica consiste em treinar líderes comunitários, que moram na própria comunidade, para a mobilização das famílias em atividades de combate à mortalidade infantil e de melhoria da qualidade de vida familiar. O trabalho do líder consiste em acompanhar gestantes e crianças carentes de até seis anos de idade, orientando as mães e demais familiares sobre ações básicas de saúde, nutrição e educação, envolvendo especialmente a vigilância nutricional e o desenvolvimento integral da criança, dentre outros cuidados.

Buscando o desenvolvimento das crianças capixabas, no ano de 1985 iniciou-se a Pastoral da Criança no Espírito Santo. Foi na região de Nova Rosa da Penha, em Cariacica, onde, em defesa da vida, ocorreu o despertar em muitas pessoas pela busca de um mundo mais justo e fraterno.

Cerca de 25 anos depois, a Pastoral da Criança abrange 62 municípios do Espírito Santo, alcançando, assim, 79% dos municípios capixabas.

A Pastoral da Criança insere-se nos municípios em que atua utilizando a estrutura das quatro Dioceses da Igreja Católica no Espírito Santo: Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Arquidiocese de Vitória. Hoje, no Estado, trabalham 6.352 voluntários, que atuam em 129 paróquias e 830 comunidades. São atendidas e acompanhadas 28.332 famílias e 1.502 gestantes.

No Espírito Santo, segundo o Censo 2000, existem 170.697 crianças. A Pastoral atende 34.850. Isso significa que 20% das crianças pobres do Estado são acompanhadas. Elas estão distribuídas da seguinte forma:

  • Cachoeiro de Itapemirim – 433 gestantes e 9.783 crianças;
  • São Mateus - 372 gestantes e 6.420 crianças;
  • Vitória - 512 gestantes e 13.166 crianças;
  • Colatina - 185 gestantes e 5.482 crianças.

Colatina - 185 gestantes e 5.482 crianças. Além das atividades básicas, a Pastoral da Criança transmite, através de 24 emissoras de rádio, o programa semanal Viva a Vida. Desenvolve também várias campanhas de conscientização, ensinando a criar hortas caseiras em espaços reduzidos, a fazer dormir as crianças de barriga para cima, para acabar com a morte súbita dos bebês, a zelar pela higiene e saúde bucal, etc. Também desenvolve um trabalho de alfabetização de jovens e adultos, despertando e estimulando várias pessoas e famílias para o aprendizado, destacando sua importância em todas as fases da vida.

EU VIM PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS TENHAM VIDA E  TENHAM VIDA EM ABUNDÂNCIA