PRÊMIO DOM LUÍS 2016 - Discurso de abertura do Padre Alberto Fontana
SENHOR GOVERNADOR, CUMPRIMENTO VOSSA EXCELÊNCIA E, NA PESSOA DE VOSSA EXCELÊNCIA, CUMPRIMENTO TAMBÉM TODOS AQUELES QUE INTEGRAM A EQUIPE DO SEU GOVERNO; UM GOVERNO QUE, NESTES DIAS TÃO DIFÍCEIS E ATRIBULADOS PARA A NOSSA ECONOMIA, AINDA CONSEGUE “FAZER DO LIMÃO LIMONADA” (PARA USAR UMA EXPRESSÃO PITORESCA DA LINGUAGEM POPULAR), ENCONTRA SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA SUPERAR AS DIFICULDADES E É APONTADO COMO EXEMPLO PARA OUTRAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.
REPITO: NA PESSOA DE VOSSA EXCELÊNCIA, SENHOR GOVERNADOR, CUMPRIMENTO TAMBÉM TODOS OS COLABORADORES DO GOVERNO ESTADUAL PRESENTES AQUI, DESDE O MAIS HUMILDE SERVIDOR ATÉ OS SECRETÁRIOS DE ESTADO (E O SENHOR VICE-GOVERNADOR).
CUMPRIMENTO TAMBÉM TODAS AS DEMAIS AUTORIDADES AQUI PRESENTES, PEDINDO-LHES QUE ACEITEM ESSE CUMPRIMENTO FEITO DE FORMA COLETIVA; O MEU RESPEITO E O MEU APREÇO POR VOSSAS EXCELÊNCIAS NÃO É MENOR PELO FATO DE EU NÃO DECLINAR O NOME DE CADA UMA.
CUMPRIMENTO OS MEMBROS DA COMISSÃO ESPECIAL NOMEADA PELO SENHOR GOVERNADOR PARA PROPOR NOMES DE PESSOAS E ENTIDADES A SEREM AGRACIADAS COM O PRÊMIO DOM LUÍS GONZAGA FERNANDES. NESTE MOMENTO, ESTOU REPRESENTANDO, AQUI, TAL COMISSÃO, EM VIRTUDE DE UMA INDICAÇÃO QUE NÃO FOI DA MINHA PREFERÊNCIA, MAS QUE ESPERO NÃO VIR A DESMERECER.
CUMPRIMENTO OS REPRESENTANTES, AQUI PRESENTES, DAS ENTIDADES QUE VÃO SER AGRACIADAS COM O PRÊMIO DOM LUÍS GONZAGA FERNANDES E OS FAMILIARES DAS DUAS PESSOAS ÀS QUAIS SERÁ CONCEDIDO O PRÊMIO IN MEMORIAM.
EM CONSONÂNCIA COM QUANTO PRECONIZA A LEI ESTADUAL QUE CRIOU ESTE PRÊMIO, A COMISSÃO ESPECIAL DIVISOU EM JOAQUIM BEATO, EM HERMÓGENES LIMA FONSECA, NO CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA DE VITÓRIA E NO PROJETO “DA TRANCA PRA RUA”, DA DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL, PESSOAS, ENTIDADE E INICIATIVA QUE, CADA UMA A SEU MODO E DE ACORDO COM SEU CARISMA E SUA MISSÃO, (ABRO ASPAS) “CONTRIBUÍRAM E CONTRIBUEM, DE FORMA RELEVANTE, PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA REALIDADE SOCIAL, MARCADA PELO APELO E MATERIALIZAÇÃO DA JUSTIÇA, DA SOLIDARIEDADE, DA FRATERNIDADE E EM HARMONIA COM A NATURAZA” (FECHO ASPAS).
POR POSSUIREM TAIS QUALIDADES E MÉRITOS, A COMISSÃO ESPECIAL HOUVE POR BEM SUBMETER SEUS NOMES À APRECIAÇÃO DO SENHOR GOVERNADOR, O QUAL OS APROVOU SEM RESSALVAS.
SENHORAS E SENHORES AQUI PRESENTES, A TODOS E A TODAS DIRIJO A MINHA SAUDAÇÃO E OS MEUS CUMPRIMENTOS. SEJAM TODOS BEM-VINDOS; E, EM NOME DO SENHOR GOVERNADOR E DA COMISSÃO ESPECIAL DO PRÊMIO, MUITO OBRIGADO POR TEREM VINDO PARTICIPAR DESTA SOLENIDADE.
HOJE, 24 DE AGOSTO DE 2016, NESTE MESMO DIA EM QUE SE REALIZA PELA DÉCIMA SEGUNDA VEZ A CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO QUE LEVA O SEU NOME, DOM LUÍS GONZAGA FERNANDES COMPLETARIA 90 ANOS DE VIDA.
JÁ SE PASSARAM 35 ANOS DO DIA EM QUE, OBEDECENDO COM ESPÍRITO FILIAL A UMA ORDEM SUPERIOR, DOM LUÍS SE DESPEDIU DESSA NOSSA TERRA CAPIXABA, QUE ELE TANTO AMAVA E TANTO ENRIQUECEU E FEZ BRILHAR, NOS 15 ANOS DO SEU PASTOREIO EPISCOPAL ENTRE NÓS.
QUEM TEVE O PRIVILÉGIO E A ALEGRIA DE CONHECÊ-LO NÃO O ESQUECEU, NEM O ESQUECERÁ JAMAIS. MAS, PROVAVELMENTE, HAVERÁ, ENTRE OS PRESENTES AQUI, NESTA SOLENIDADE, ALGUMAS PESSOAS QUE NÃO O CONHECERAM, OU APENAS OUVIRAM FALAR DELE. PARA ESTAS PESSOAS, ENTÃO, NÃO SERÁ INÚTIL APONTAR ALGUNS POUCOS TRAÇOS DA PERSONALIDADE DESSE HOMEM EXCEPCIONAL, BEM SABENDO, EU, QUE TAIS TRAÇOS CONSTITUIRÃO APENAS UM ESBOÇO DO RETRATO DE DOM LUÍS; APENAS UM ESBOÇO -REPITO- E, PORTANTO, UM RETRATO INSUFICIENTE, PARCIAL E REDUTIVO.
DIREI APENAS DE TRÊS GRANDES PAIXÕES, DE TRÊS GRANDES AMORES QUE INFLAMAVAM A VIDA DE DOM LUÍS.
DOM LUÍS AMAVA JESUS DE NAZARÉ, O CRISTO JESUS QUE ELE QUIS INSCREVER NO SEU BRASÃO EPISCOPAL. MAS O JESUS QUE DOM LUÍS AMAVA NÃO ERA O JESUS INTIMISTA, ESPIRITUALIZADO, RECLUSO NOS TEMPLOS E CONFINADO NAS PRÁTICAS DEVOCIONAIS DOS CRISTÃOS. O JESUS QUE DOM LUÍS AMAVA ERA O HOMEM DE DEUS NASCIDO EM NAZARÉ, QUE PERCORREU A PALESTINA CURANDO DOENTES, CONSOLANDO AFLITOS, REINTEGRANDO AO CONVÍVIO SOCIAL PESSOAS EXCLUÍDAS, ABRAÇANDO CRIANÇAS, DEFENDENDO A DIGNIDADE DAS MULHERES, LIBERTANDO PESSOAS DE TODO TIPO DE OPRESSÃO (INCLUSIVE A OPRESSÃO DA RELIGIÃO). ERA O JESUS QUE ANUNCIOU QUE O MUNDO DE DEUS (ELE O CHAMAVA DE “REINO DE DEUS”) NÃO É O MUNDO QUE OS PODEROSOS ORGANIZAM E SUSTENTAM, MAS É, ANTES, UM MUNDO DE IRMÃOS QUE SE AMAM, SE AJUDAM MUTUAMENTE, PARTILHAM SEUS BENS E VIVEM EM PAZ E HARMONIA. ERA O JESUS QUE ENSINOU QUE SE AMA A DEUS AMANDO E SERVINDO OS IRMÃOS.
DOM LUÍS AMAVA A IGREJA. MAS NÃO A IGREJA INSTITUCIONALIZADA, FOSSILIZADA, RANÇOSA, E SIM A IGREJA VIVA, REJUVENESCIDA, ATENTA À VOZ DO ESPÍRITO E CONTEMPORÂNEA DOS ANSEIOS E DESAFIOS DO MUNDO ATUAL. AINDA QUE DE DENTRO DE UMA INSTITUIÇÃO ESPECÍFICA (A IGREJA CATÓLICA), NA QUAL ELE ERA INCUMBIDO DA MISSÃO DE GUIA E PASTOR, A “IGREJA” QUE ELE ALMEJAVA E AJUDAVA A NASCER ERA A FAMÍLIA DE TODOS OS HOMENS E DE TODAS AS MULHERES DE BOA VONTADE -NÃO IMPORTA A QUAL RELIGIÃO PERTENCESSEM- DISPOSTOS A GASTAREM SUAS ENERGIAS PARA QUE TODAS AS PESSOAS PUDESSEM TER VIDA DIGNA.
“DEUS É GLORIFICADO QUANDO O SER HUMANO VIVE EM PLENITUDE”, ENSINOU UM DIA SANTO IRINEU, BISPO DE LYON, NA FRANÇA. E O BISPO LUÍS GONZAGA FERNANDES, AQUI NO BRASIL, FOI CONVICTO PRATICANTE DESSA LIÇÃO.
DOM LUÍS AMAVA PROFUNDAMENTE O SER HUMANO, AS PESSOAS, SOBRETUDO AS PESSOAS DO POVO, E AMAVA GARIMPAR E PÔR EM RELEVO A RICA SABEDORIA ESCONDIDA NAS PESSOAS HUMILDES DO POVO. POR ISSO ELE SE DESDOBRAVA PARA DAR-LHES VOZ E VEZ, NA IGREJA E NA SOCIEDADE; POR ISSO TRABALHOU INTENSAMENTE PARA FORMAR COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE; POR ISSO INVESTIU NA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS POPULARES, E DE INTELECTUAIS ORGÂNICOS DISPOSTOS A SE COLOCAREM A SERVIÇO DO POVO.
EM SUMA, ESTE VALENTE NORDESTINO, FERIDO DE AMOR POR NOSSA TERRA E NOSSO POVO, DURANTE 15 ANOS, FOI, AQUI ENTRE NÓS, AINDA QUE A PARTIR DE UMA VOCAÇÃO RELIGIOSA ESPECÍFICA, UM PARTEIRO DE GENTE CONSCIENTE, UM FACILITADOR DE CIDADÃOS ENGAJADOS, UM FOMENTADOR DE UMA SOCIEDADE DIFERENTE, MAIS FRATERNA, MAIS JUSTA, O ESTIMULADOR DE UMA “POLIS” AUTENTICAMENTE HUMANA.
ESTE PRÊMIO, O PRÊMIO QUE LEVA O NOME DE DOM LUÍS, FOI CRIADO NÃO APENAS PARA HOMENAGEAR E PERENIZAR A SUA MEMÓRIA, MAS TAMBÉM -E SOBRETUDO- PARA HOMENAGEAR E DAR ESTÍMULO A QUEM, HOJE AINDA, AQUI EM NOSSA TERRA, LUTA POR IDEAIS E OBTÉM CONQUISTAS QUE SE COADUNAM COM OS IDEAIS E AS LUTAS QUE FORAM DE DOM LUÍS.
ESTE FOI, E É, EXATAMENTE, O OBJETIVO DA LEI ESTADUAL 7.844 DE 2004, QUE CRIOU O PRÊMIO. ELA NASCEU COMO FRUTO DA VIRTUOSA COLABORAÇÃO ENTRE OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO DE NOSSO ESTADO, REPRESENTADOS PELO GOVERNADOR E PELO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE ENTÃO, RESPECTIVAMENTE O GOVERNADOR PAULO HARTUNG E O DEPUTADO ESTADUAL CLÁUDIO VEREZA, ESTIMULADOS POR UM GRUPO DE AMIGOS E EX-COLABORADORES DE DOM LUÍS.
QUANTO AOS AGRACIADOS DESTA DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO DO PRÊMIO, NÃO PRECISO ME ALONGAR MUITO: A GRANDE MAIORIA DE VOCÊS JÁ OS CONHECE, E ALGUNS DOS PRESENTES ATÉ CONVIVERAM, OU CONVIVEM COM ELES. ALÉM DISSO, UM CURRICULO, OU UM HISTÓRICO RESUMIDO DE CADA UM SERÁ LIDO DENTRO DE INSTANTES.
DIREI APENAS QUE JOAQUIM BEATO, HERMÓGENES LIMA FONSECA, OS VOLUNTÁRIOS ANÔNIMOS QUE TRABALHAM VALORIZANDO E SALVANDO VIDAS NO CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA DE VITÓRIA, E OS QUE TRABALHAM PARA RESGATAR A DIGNIDADE DOS ENCARCERADOS E ABRIR-LHES A PERSPECTIVA DE UMA NOVA VIDA, POR MEIO DO PROJETO “DA TRANCA PRA RUA”, TODOS ELES PARTILAHARAM E PARTILHAM DOS MESMOS IDEAIS E DOS MESMOS AMORES QUE FORAM DE DOM LUÍS.
TODOS ELES, A SEU MODO E DE ACORDO COM SEU CARISMA E SUA VOCAÇÃO, QUISERAM E QUEREM, LUTARAM E LUTAM PELA DIGNIDADE DO SER HUMANO, POR VIDA PLENA E DIGNA PARA CADA FILHO E FILHA DE DEUS E DESTA NOSSA TERRA, POR UM MUNDO MAIS FRATERNO, MAIS JUSTO E MAIS IGUAL.
POR ISSO ELES FORAM ESCOLHIDOS, ESTE ANO; NÃO APENAS PARA REVERENCIAR A MEMÓRIA DE DOM LUÍS, MAS SOBRETUDO PARA SEREM EXEMPLO E ESTÍMULO PARA QUE CADA UM DE NÓS, DO LUGAR ONDE A VIDA O COLOCOU, FAÇA O MESMO, DÊ A SUA CONTRIBUIÇÃO, “FAÇA A SUA PARTE”.
MUITO OBRIGADO, JOAQUIM BEATO!
MUITO OBRIGADO, HERMÓGENES LIMA FONSECA!
MUITO OBRIGADO, VOLUNTÁRIOS DO CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA DE VITÓRIA!
MUITO OBRIGADO, ENCARCERADOS E DEFENSORES PÚBLICOS QUE INTEGRAM O PROJETO “DA TRANCA PRA RUA”!