PROGRAMA VALORIZAÇÃO DA JUVENTUDE RURAL – SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA, ABASTECIMENTO, AQUICULTURA E PESCA – SEAG Ano 2011 – 7ª Edição

A história
A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca – SEAG, ao decidir implementar ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas que trabalham e vivem no campo, direcionou um novo olhar do poder público para o espaço da ruralidade capixaba, com o reconhecimento dos jovens rurais como sujeitos de direitos, implementando ações sociais rurais inovadoras.

Nesse sentido institucionalizou em 2007, o Programa Valorização da Juventude Rural, que passou a integrar, de imediato, as ações do Plano Estratégico da Agricultura Capixaba – Novo PEDEAG, Plano Plurianual 2008-2011, concebido e elaborado de forma participativa com o segmento de jovens rurais.

Mobilizar as melhores energias da juventude é reconhecer que neste período do ciclo vital humano 15 a 24 anos como recomenda a ONU, ou, 15 a 29 anos como estabelece a Lei Estadual Nº 8495/2007 é por excelência representado pela mobilidade, desejo de viver novas experiências, correr riscos, impulso para inovação, ultrapassando o conceito de "fixar o homem ao campo".

O que é o Programa Valorização da Juventude Rural?

A visão de futuro para 2025: "No Espírito Santo, a juventude rural será símbolo da construção plena do "Jovem Cidadão", consciente dos seus direitos e deveres, inserido no seu tempo, capaz de contribuir para um tempo novo, centrado no seu desenvolvimento em interação com sua família, com sua comunidade, numa dimensão universal"

O objetivo geral "articular esforços e ações comuns para a inclusão social juvenil rural no espaço público e privado, incorporando as sugestões advindas de demandas para as políticas de cidadania endereçadas a essa categoria social".

Os Projetos

O Projeto Fortalecimento dos Núcleos Sociais de Jovens Rurais – Para Uma Cultura de Paz
Com esta ação, já está em articulação uma rede constituída de 14 núcleos sociais de jovens rurais, a saber:

Estudantes do campo da Pedagogia da Alternância - MEPES; Líderes Rurais do Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais –FETAES; Jovens Rurais de ADL; Jovens Rurais do Noroeste Capixaba; Jovens Associados ao Movimento PAJE; Jovens da Pastoral da Juventude Rural Capixaba; Jovens Camponeses do MST; Jovens Indígenas; Jovens Quilombolas; Jovens Líderes Rurais ligados ao Território Sul Litorâneo; Estudantes Rurais do CIEER; Jovens Camponeses do MPA; Jovens Camponeses do RACEFAES; e Jovens ligados à Produção de Audiovisual Rural.

A estratégia é inserir os jovens nos espaços de debates em âmbito comunitário, municipal, regional e estadual, visando estimular a criação de redes e a construção de sujeitos sociais que possam contribuir para a construção de políticas públicas estruturantes objetivando a sua integração no espaço rural.

As atividades tem o sentido, ainda de tornar vivas as suas próprias organizações e têm o compromisso de desenvolvimento de uma cultura de paz. A essencialidade "da cultura de paz ou da cultura pela paz" estimula valores e ações de justiça, democracia participativa, diversidade cultural, diálogo com escutas e auscultas e desenvolvimento social.

O Projeto Qualificação Social e Profissional

Realizado por meio de convênio com o MEPES, consiste na capacitação de jovens do campo acerca dos principais saberes relacionados à gestão da propriedade rural e/ou unidade pesqueira, utilizando a Pedagogia da Alternância, numa perspectiva empreendedora de valorização da técnica e do exercício da cidadania. A estratégia é desenvolver o espírito empreendedor e estimular o associativismo, qualificando os jovens para a gestão de organizações familiares e pequenos negócios.

Importante é que está sendo propiciada a formação de uma nova geração preparada em gestão empreendedora para assumir a sucessão nos estabelecimentos rurais de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente.

O Projeto Arte do Saber

Objetiva oferecer aos jovens acesso às novas tecnologias, e informações segundo as oportunidades da região. Foi implementado com a aquisição de 22 laboratórios digital e de multimídia. Consiste em desenvolver um trabalho de criação partilhada e compartilhada do conhecimento com a utilização da tecnologia, o fomento do diálogo com o outro, estabelecendo relação com as pessoas, fraternalmente, para o convívio em e entre redes de criadores, aberto às novas compreensões e novas sensibilidades.

É a teia da vida educativa, pessoal, social: com conhecimento e arte, no mundo rural.
É o campo gerando mais oportunidades.

O Projeto Cultura e Juventude Rural

Surgiu da necessidade de promover uma política de desenvolvimento cultural capaz de mobilizar as melhores energias da juventude rural, valorizando seus ciclos de amizade, preservando e recuperando a memória dos saberes presentes na cultura local, possibilitando que novas idéias tenham chance de se tornar empreendimentos audiovisuais, musicais e teatrais.

A identificação de sua herança cultural, por meio das artes, permitiu aos jovens rurais capixabas, de se tornarem visíveis ao mundo, configurando-se os laços que explicitam e permitam os vínculos do ser jovem indivíduo, com sua família, e sua comunidade.

O Projeto "Plantando Árvore, Colhendo Vida!"

Este projeto esta sendo desenvolvido em parceria com o Incaper – Anchieta, Secretaria Municipal de Agricultura de Anchieta, MEPES e STR de Anchieta, e está centrado na recuperação de nascentes de 13 propriedades dos agricultores familiares, visando a preservação ambiental.

O Projeto "Processos Produtivos Sustentáveis".

Consiste no financiamento de ações de iniciação científica, visando despertar no jovem a construção do raciocínio lógico, a explicação racional dos fenômenos naturais, sociais e econômicos e a capacidade de propor novas incursões nas práticas agrícolas e zootécnicas, com a implantação de unidades experimentais produtivas agroecológicas, impulsionando o desenvolvimento sustentável do meio rural.

O impacto esperado do Programa no contexto da Juventude Rural

Estas ações, o conjunto delas, - que significado tem para a vida dos e das jovens?
A psicanálise nos ensina que é no ciclo vital da juventude que se consolida o processo de estruturação psíquica do ser humano. O jovem e a jovem precisam encontrar nos ideais e referências os valores reais e simbólicos para a edificação de sua subjetividade.

É a expectativa dos gestores e parceiros do Programa que, ao oportunizar o conhecimento da história a partir da crença cultural construída, retratando-a com doses fortes da realidade objetiva acerca dos processos produtivos agrícolas, da pesca, do agroturismo, entre tantas outras, e preparando-os para as intervenções necessárias e desejáveis de forma sustentável, somando com muitas outras doses de poesia e emoção, da fala e da escuta, de qualidade ética e da estética, do imaginário, do simbólico, da vivência do real, estamos coletivamente permitindo a elevação da nossa juventude para um tempo de reconhecimento e respeito da vida em sociedade, de auto-conhecimento e de auto-estima.