Projeto TAMAR - Vitória (ES)

O Projeto TAMAR surgiu com o objetivo de trabalhar na proteção, na pesquisa e no manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro ou gigante (Dermochelys coriácea), sendo o Espírito Santo o único estado do país onde esta última desova regularmente.

Desde a sua criação, em 1980, o TAMAR investe recursos humanos e financeiros em conhecimento sobre a biologia das tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. A prioridade são as pesquisas aplicadas que resolvam aspectos práticos para a conservação desses animais, conhecidos por serem altamente migratórios, com um ciclo de vida longo, e que ainda são um mistério para pesquisadores do mundo inteiro.

As atividades do projeto são organizadas a partir de três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicada; educação ambiental; e desenvolvimento local sustentável, com a criatividade como principal ferramenta.

O TAMAR interage com as comunidades envolvidas e outros atores sociais, dando suporte para a sustentabilidade das ações em longo prazo. Também promove a busca por alternativas de subsistência não predatórias para os pescadores e suas famílias, e realiza campanhas educativas de informação, sensibilização e conscientização ambiental.

O objetivo é envolver a sociedade nas questões ambientais, conscientizando os cidadãos de forma prazerosa sobre um assunto sério. Durante a temporada reprodutiva, a equipe do Projeto TAMAR monitora diariamente as praias de desova para proteção e identificação dos ninhos e faz marcação e biometria das fêmeas quando flagradas.

Hoje, o projeto é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.

Base de Vitória (ES)

Em Vitória (ES), o TAMAR fica localizado na Ilha do Papagaio, uma área adjacente à Praça do Papa, na Enseada do Suá. Conta com dois aquários para a observação de tartarugas marinhas, além de palestras sobre seu ciclo de vida, reprodução e preservação. Os tanques abrigam filhotes e espécies adultas de tartaruga-verde, cabeçuda, de pente e oliva.

Esse Centro de Visitantes funciona sob a gestão compartilhada da Prefeitura Municipal de Vitória e da Fundação Pró-TAMAR. Além da Capital, o projeto se encontra no litoral norte capixaba, em Regência, Povoação, Pontal do Ipiranga e Guriri.

A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente (ICMBio/MMA).