REDE AICA Ano 2013 – 9ª Edição

Desenvolver iniciativas transformadoras de proteção de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e formação cidadã. Com este sonho, integrantes das comunidades eclesiais de base da Paróquia São José Operário de Carapina, na Serra, fundaram, em 1997, o projeto Cidadão para retirar das ruas crianças e jovens que viviam como pedintes e em situação de risco, afastando-os do perigo das drogas e da prostituição.

A partir do sucesso da iniciativa, o projeto foi abrindo novas frentes de trabalho até constituir a Rede Aica (Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente), que, hoje, envolve, em um trabalho em rede com diferentes frentes, 1.800 crianças e adolescentes do município de Serra. A eles são oferecidas atividades esportivas e culturais, atendimento psicossocial, apoio pedagógico e oficinas de teatro e dança, além de uma alimentação saudável.

Administrada pela Cáritas Arquidiocesana de Vitória e articulada com a Pastoral do Menor, a Rede hoje é um conjunto de “escolas de cidadania”. Nelas, educadores dão atenção especial às famílias em vulnerabilidade para que se fortaleçam e, apoderando-se de seu papel, deem à luz a identidade, a riqueza e a beleza de seus meninos e meninas, assumidos como filhos e reconhecidos pela sociedade como cidadãos.

Áreas de proteção:
A Rede Aica atua em três áreas de proteção. A primeira é a Social Básica, que inclui serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e de capacitação profissional, com o objetivo de contribuir com a educação das crianças e dos adolescentes e promover sua inserção no mundo do trabalho. O objetivo principal é a assimilação de valores éticos e noções de cidadania que capacitem os meninos e meninas a estruturarem sua relação com a sociedade, de acordo com regras básicas de convivência que valorizem a autonomia, a responsabilidade individual e a participação efetiva.

Quatro projetos são desenvolvidos dentro da área de proteção Social Básica: o Curumim, localizado em José de Anchieta, o Cidadão, que funciona em Novo Horizonte, o Legal, em Central Carapina, e o Meninos e Meninas do Mestre, em Planalto Serrano. Já o trabalho de capacitação, em implementação, inclui o Banco de Talentos (para capacitar ou qualificar jovens e seus familiares, maiores de 14 anos, residentes em Novo Horizonte, Central Carapina e Planalto Serrano).

Também se encontram em fase de implementação dentro da área de proteção Social Básica os projetos Mouse, que visa proporcionar inclusão digital e social a crianças e capacitar jovens em Informática, e Juventude em Ação. Este último busca ampliar o universo informacional dos jovens, propiciar formação cidadã e estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

Para completar o trabalho, há o projeto Onda Legal, que visa oferecer aos menores de Central Carapina atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Rede Aica a oportunidade de se expressar, de cultivar sua criatividade e de valorizar suas potencialidades por meio de oficinas. Complementando, estão os projetos Esporte pela Paz, com atividades para o público de 6 a 17 anos de áreas com altos índices de homicídios, e Ancora, que visa fortalecer a convivência familiar e comunitária.

A segunda área de atuação da Rede Aica é a Especial de Média Complexidade, que inclui o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) nos projetos Legal, Curumim, Cidadão e Meninos e Meninas do Mestre. Já a terceira área é a Especial de Alta Complexidade, que conta com uma Casa de Passagem (Portal de Jacaraípe) e duas Casas Lar (Chácara Parreiral e Santa Teresa), que visam, prioritariamente, acolher e garantir proteção integral, contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos e restabelecer vínculos familiares e/ou sociais.

Em 2013, a expectativa é de que todos os projetos e programas da Rede Aica contemplem 1.486 pessoas direta e outras 6.144 indiretamente, totalizando 7.630 beneficiários.