ROBERTO ANSELMO KAUTSKY Ano 2010 – 6ª Edição

Nascido em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, em 23 de maio de 1924, Roberto Anselmo era um homem simples, alegre, determinado, curioso, amante e preservacionista da natureza e da vida.

Em 1938, Roberto Anselmo Kautsky mudou-se para Vitória, capital do Estado, para cursar o ginasial. Entre 1941 e 1943, estudou na Escola Agrotécnica de São João de Petrópolis, no município de Santa Teresa (ES), cidade conhecida como "terra dos colibris". Na Escola Superior de Agronomia de Viçosa, Minas Gerais, fez curso de aprimoramento em 1944.

Casou-se aos 32 anos com Mercedes Majevsky Kautsky e desta união nasceram Roberto Anselmo Kautsky Júnior e Antônio Carlos Kautsky, os quais casaram-se, respectivamente, com Valéria Simon Kautsky e Maria Goreti Mayer Kautsky, e lhe deram cinco netos: André, Roberto, Raul, Elisa e Milena.

Orquidófilo e bromeliófilo autodidata e amador, foi agraciado com os títulos de Doutor Honoris Causa, pela Universidade do Rio de Janeiro, de Honorary Trustee do Journal of Bromeliad Society (EUA) e do The Cryptanthus Society Journal e, ainda, com mais uma centena de títulos honoríficos.

O "poeta da natureza", como era chamado por muitos, é considerado o maior descobridor de orquídeas do Brasil. Tem o seu nome ligado a mais de cem espécies e, graças ao envio permanente de plantas ou animais para serem estudados, contribuiu para que o número de orquídeas brasileiras passasse de 110 para mais de 700. Já as bromélias registravam, em 1974, 60 espécies classificadas para o Espírito Santo. Hoje, são mais de 340. Além dessas, Roberto Kautsky tem seu nome relacionado a outras descobertas da flora e fauna brasileiras. Ele as definia como colheita de "verdadeiros louros da vitória", símbolo de suas conquistas, que fazia absoluta questão de dividir com os especialistas que o ajudavam em seu trabalho.

Sempre executando suas pesquisas com seriedade e interesse, Roberto A. Kautsky pôde vê-las publicadas na Alemanha, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça e França, estando, desta maneira, eternizado pelo trabalho prestado, principalmente, à natureza.

Kautsky transformou seu sítio numa reserva natural, que possui várias trilhas, onde as plantas e os bichos da Mata Atlântica vivem protegidos. Além das várias descobertas já registradas, algumas das quais publicadas até no exterior (Japão, Estados Unidos e Alemanha) várias outras estão à espera de registro e publicação, como, por exemplo, um peixe do gênero Trichomycterus, um novo tipo de sapo, uma aranha, um macaco de cara escura e várias orquídeas e bromélias.

Em agosto de 2003, foi fundado, por um grupo de amigos de Roberto Kautsky, o Instituto Kautsky, com a finalidade de dar continuidade ao seu trabalho de estudo, pesquisa, preservação e recuperação da flora da região serrana do Espírito Santo.

Filho de pai austríaco (chegado ao Brasil em 1907) e de mãe alemã, por influência do pai, que também foi um amante e protetor da natureza, teve seu interesse despertado pela beleza das orquídeas da região aos 9 anos de idade.

Roberto Kautsky morreu aos 86 anos de idade, na noite do dia 25 de maio de 2010, no Hospital Meridional, em Alto Laje, Cariacica.