ROGÉRIO COELHO VELLO, O MÉDICO PEDIATRA E MILITANTE SOCIAL DOS DIREITOS HUMANOS (IN MEMORIAM) Ano 2009 – 5ª edição

Nasceu em Vitória, aos três de abril de 1938, filho de Humberto Vello e Jane Coelho Vello.

Rogério foi casado com Marialva Pinto Coelho Vello; tiveram 3 filhos (Renata, Patrícia e André) e 5 netos (Tiago, Igor, Enzo, Sofia e Davi).

Graduou-se em Medicina, com especializações múltiplas, no Brasil e no exterior, na área de Pediatria. Rogério se debruçava com ternura e carinho diante de seus pequenos pacientes, como se cada um deles fosse testemunha de sua fidelidade ao sacerdócio médico.

Ele tinha a compreensão de que a sua dedicação à pediatria deveria contagiar o seu grupo profissional e contribuir para o crescimento científico, ético e humano dos seus colegas, especialmente dos jovens pediatras; por esse motivo, foi membro fundador da Associação Espírito-Santense de Pediatria, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria.

Ensinava a valorizar a vida, a família, os amigos, as crianças e os idosos e a amar a todos sem preconceito. Dizia que o preconceito é um conceito "antes" do conhecimento e isso não pode ser bom. Rogério conseguia ver as qualidades das pessoas, antes de ver os seus limites.

Como professor e pesquisador, realizou um valioso trabalho na Universidade Federal do Espírito Santo, ministrando cursos, orientando estudantes e atuando na estruturação pedagógica do curso de Medicina. Coordenou trabalhos de pesquisa e orientação realizados com mães da periferia de Vitória, no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).

Como decorrência do seu compromisso de fé, Rogério foi também um militante social. Exercitou esse papel na Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória, um grupo pluriprofissional e pluriconfessional, onde sua experiência de médico se mostrou relevante. No grupo, ele era a voz do equilíbrio, da serenidade e da firmeza de propósitos. Foi o segundo presidente da Comissão Justiça e Paz.

Rogério foi, ao mesmo tempo, militante social e médico. Quando os moradores do bairro Rosa da Penha, em Cariacica, foram despejados e ficaram abrigados na Catedral de Vitória, ele cuidou de cada uma daquelas pessoas, vacinando crianças e adultos, evitando que, naquele espaço sagrado, explodisse uma epidemia.

Como médico pediatra, professor, pesquisador científico e humanista, e amigo sempre presente, Rogério Vello se distinguiu pelo zelo e dedicação afetuosa para com as crianças, pela disponibilidade, pela modéstia e pela discrição, marcas dos grandes homens.

Rogério foi um exemplo de coerência, compromisso e lealdade. Dizia que gostaria de ser lembrado pelo bom e cordial relacionamento que teve com cada pessoa que encontrou na caminhada de sua vida: esposa, filhos, netos, genros, nora, irmãos, sobrinhos, sogra, cunhados, afilhados e amigos, a cada um dos quais dedicou atenções únicas e especiais, pois ele sabia que os verbos amar e servir são sinônimos e que fazer isso em vida é aproximar-se de Deus.