RUTH DE ALBUQUERQUE TAVARES Ano 2012 – 8ª Edição

Nasceu em Alagoas em 28 de fevereiro de 1925, e veio para Vitória aos 2 anos de idade. Considera-se mais capixaba do que alagoana. Seu pai, Espiridião, era farmacêutico e médico e exerceu grande influência sobre o filho Rev. Rubens Duarte de Albuquerque, já falecido, e a filha Ruth. Trabalhava muito, sempre envolvido com as questões sociais. Gostava de ajudar as pessoas, e os filhos aprenderam a viver assim. A mãe, Úrsula, era uma educadora nata. Nunca bateu nos filhos. Achava que não devia bater, mas conversar. “Quando a gente praticava um mal-feito, ela fazia a gente esperar até que se acalmasse, e então conversava. Não se pautava pelo binômio certo x errado.

A mãe Úrsula era católica, o pai Esperidião, protestante (presbiteriano). Presbiteriano, mas ecumênico já naquela época. Pai e mãe conversaram e decidiram que a mãe tinha o direito de criar os filhos na igreja católica. Depois da missa, ele pegaria as crianças e levaria para sua igreja. “Um dia nossos filhos vão fazer a escolha deles. É um direito deles que deve ser respeitado”, dizia Espiridião à esposa Úrsula. E ela: “Tudo bem!”. Tanto Rubens como Ruth foram batizados na igreja católica. Aos 8 e 9 anos de idade, respectivamente, Ruth e Rubens disseram ao pai que não queriam mais ser católicos. E ele respondeu: “Digam isso à sua mãe”. Disseram. E ela respondeu: “O quê que eu vou fazer?”. Com o passar do tempo, Úrsula foi se sentindo só e começou a frequentar a igreja presbiteriana (hoje Primeira Igreja Presbiteriana Unida da Rua Sete de Setembro). As crianças foram então batizadas na igreja presbiteriana e por ali seguiram e ali construíram suas famílias. O compromisso social da família foi aí consolidado.

Casou-se com Eliézer Tavares de Jesus, nascido em Santa Catarina. Eliézer foi pastor presbiteriano até o final de sua vida. Depois do casamento foram exercer o ministério da igreja em Santa Margarida, MG. Mais tarde mudaram para Baixo Guandu, ES. Ruth e Eliézer pai foram professores na Ufes. Em Vitória, sua atuação como presbiterianos se deu na Segunda Igreja Presbiteriana de Santo Antônio, da qual Rev. Eliézer foi pastor. É uma comunidade que faz parte da história da família. Tiveram dois filhos Eliézer, vereador por Vitória – ES. é professor e fez mestrado em Educação e Berenice tem formação em Educação para o Turismo. Os netos Rodrigo e Rafael, filhos de Eliézer e Arlene, são extremamente carinhosos. Rodrigo se bacharelou em Ciências Sociais e Rafael em Economia. Todos receberam orientação cristã e acolheram essa orientação.

É Doutora em Ciência da Religião, com Concentração em Ciências Sociais; Sociologia da Religião; em Psicologia do Comportamento e Aprendizagem e Psicologia Escolar pela Universidade Metodista de Ensino Superior, São Bernardo do Campo – SP. É Mestre em Psicologia – Área de concentração em Psicologia Escolar, pela Universidade Gama Filho. E é Especialista em Psicologia Clínica e cursou Terapia Corporal pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. É Bacharel Licenciada em Pedagogia, tem habilitação em Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras / UFES Habilitação em Supervisão Escolar – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Foi professora de Psicologia da UFES, hoje aposentada, além de ter ministrado outras disciplinas: como Psicologia da Educação e de Ecumenismo para os Cursos de Filosofia e de Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória Professora de Metodologia do Trabalho Científico e Psicologia Geral e Social da Faculdade Teológica Unida da Igreja Presbiteriana Unida. Foi Sub Coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato Sensu e Professora da Disciplina Metodologia do Ensino Superior /UFES em parceria coma a SEDU/CONERES/CIERES em Filosofia da Religião Foi professora, por 30 anos, da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Vitória. Foi professora de ecumenismo na FAESA, e professora e coordenadora do curso de Ciências da Religião da Faculdade Unida de Vitória. Foi Presidente e secretária da CIERES (Comissão Interconfessional de Ensino Religioso do Estado do Espírito Santo), em seguida também exerceu os mesmos mandatos no CONERES (Conselho Estadual de Ensino Religioso do Estado do Espírito Santo, sendo membro deste Conselho até o presente momento. Foi membro do Conselho Coordenador do Presbitério de Vitória, e integrante do Conselho Coordenador da IPU Nacional em mais de uma gestão.

É Presbítera emérita da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, sendo membro da Igreja Presbiteriana Unida em Santo Antônio/Vitória/ES. É Membro do Centro Ecumênico Brasileiro de Experiências Pastorais – CEBEP/ Campinas – SP

Primeira Vice-Presidente da Associação Brasileira para Superdotados do Estado do Espírito Santo – ABSD.Membro da Sociedade Paul Tillish do Brasil – Seminário / Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo – SP Recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Maria Ortiz Mulher de Religião/ALES-ES 05.03.1998 Mulher de Destaque Dia Internacional da Mulher – 1996 - Homenagem da Associação de Clubes da Maior Idade do Espírito Santo – Estado do Espírito Santo, 1996.

A sua vivência é marcada pelo ecumenismo no trato com as pessoas e instituições, seja na família, no serviço religioso e no exercício profissional, transmitindo influências e valores muito positivas que resultam na construção de relações humanas muito mais fraternas e solidárias. Em muito tem contribuído para a consciência da importância do fortalecimento, em nossas escolas, do ensino religioso interconfessional e interinstitucional, tendo participado intensamente da elaboração da Lei Estadual referente.