SEBASTIÃO FRANCISCO TÓTOLA Ano 2010 – 6ª Edição

Sebastião Francisco Tótola, conhecido carinhosamente como "Seu Tiãozinho", nasceu em 28 de julho de 1939, em Três Barras, distrito de Irundi, município de Fundão (ES). Sétimo dos 11 filhos de José Tótola e Emma Carreta Tótola, pequenos produtores rurais da região, aprendeu desde cedo a respeitar a natureza e todas as formas de vida. Trabalhando desde muito cedo no comércio (como balconista) e na roça, dedicou-se, como autodidata, ao aprendizado de plantio e cuidados de diversas espécies florestais da Mata Atlântica.

Em 16 de julho de 1977, casou-se com a professora Dona Aurora Tonini, com quem teve três filhos: Maria Aparecida Borges Cuzzuol (32 anos) - adotada a partir dos 6 anos, Thiago Tonini Tótola (27 anos) – adotado com 1 hora de vida – e Dayanni Tonini Tótola (24 anos).

Preocupado com o processo de degradação florestal no município de Fundão, decidiu fazer a sua parte. Conseguiu levar para Fundão a implantação do primeiro horto do Programa Horto Florestal. Comprou, em 1980, 46 ha, na parte mais alta do Goiapaba-Açu, com o intuito de preservá-la da depredação constatada no dia a dia, fato que muito o incomodava.

Para o pagamento da área, Seu Tião deu como entrada o valor que tinha recebido de herança e dividiu o restante do valor em parcelas mensais que foram pagas com o dinheiro de peças de madeira (farinheiras, pilão de alho, travessas de madeira), fabricadas a partir de árvores que já se encontravam caídas no terreno por ele adquirido. O Seu Tião improvisou um torno, onde trabalhava as formas das peças que, depois de prontas, eram levadas para serem vendidas na feira por Dona Aurora. "A própria natureza me ajudou a pagar essa área, que hoje é nossa! Nunca precisei derrubar nenhuma árvore. A natureza sempre me deu tudo aquilo de que precisava", afirma seu Tião.

Em 1990, Seu Tiãozinho, juntamente com sua esposa, formalizou a doação da área ao município de Fundão, vinculando sua destinação à criação de uma Unidade de Conservação Municipal. Participou ativamente nos levantamentos dos recursos ambientais e paisagísticos da área até a definição e criação por lei do Parque Natural Municipal do Goiapaba-Açu, criado em 30 de outubro de 1991, por meio do Decreto Municipal nº 1.890/91.

Durante 10 anos, Seu Tiãozinho realizou um trabalho intensivo na coleta de sementes das plantas nativas da região do entorno, produzindo mudas e reflorestando a área. Até hoje, planta, em média, uma árvore por dia e concentra o melhor de suas energias e esforços na preservação e recuperação da Mata Atlântica.

A implantação desse Parque tem um valor ambiental relevante, também porque passou a se constituir em uma das áreas do Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. E, para melhor protegê-lo, foi criada, por Decreto Estadual, uma Unidade de Conservação denominada Área de Preservação Ambiental (APA) de Goiapaba-Açu, com área de 3.740 ha, localizada nos municípios de Fundão e Santa Teresa. Essa Unidade fica no entorno do Parque, servindo de proteção à Área Núcleo, contribuindo para refazer a conectividade dos fragmentos florestais situados em seu entorno e proximidades, juntamente com a Reserva Augusto Ruschi, a Estação Biológica de Santa Lúcia, dentre outros. O conjunto forma o Corredor Ecológico Central Serrano Norte.

Na década de 80, a Revista Ecologia e Desenvolvimento publicou uma matéria em que seu Tião foi identificado como um dos três grandes ecologistas capixabas. Mesmo não tendo estudo formal, o Seu Tiãozinho, com suas ações, conseguiu recuperar eficazmente uma vasta área de Mata Atlântica, tornando-se, junto com Augusto Ruschi e Roberto Kautsky, um dos grandes ecologistas capixabas.