Sérgio Lucena Mendes

Capixaba de Vitória, nascido no dia 30 de setembro de 1960, Sérgio Lucena Mendes é professor, biólogo e militante da causa ecológica. Filho de Sergero Mendes e Laurene Lucena Mendes, pai de Elisa Ito Mendes, Bruno Varassin Mendes e Vinícius Varassin Mendes, possui destaque em seus trabalhos relacionados à conservação da Mata Atlântica e de mamíferos, primatas, biodiversidade e saúde.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), especialista em primatas, mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, Sérgio dedica-se há muitos anos a pesquisas e, atualmente, coordena o projeto de ciência cidadã e a rede de pesquisa FAPES/VALE que trata sobre a conservação de mamíferos ameaçados de extinção na Mata Atlântica do Estado do Espírito Santo.

Mendes também é o atual diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA/MCTIC), coordenador do Projeto Muriqui, que estuda e desenvolve ações de preservação de macacos que habitam a Mata Atlântica, e membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica (Ipema), do qual já foi presidente.

Em reconhecimento por sua pesquisa em defesa dos primatas da Mata Atlântica durante o surto de febre amarela que atingiu milhares de macacos no Espírito Santo e em Minas Gerais em 2017, Sérgio recebeu do jornal O Globo nesse mesmo ano, o prêmio “Faz a Diferença”, na categoria Sociedade/Ciência e Saúde. O trabalho foi realizado em parceria com órgãos de saúde pública com o intuito de mapear as regiões onde se encontravam animais mortos pelo vírus.

Atualmente, Sérgio Mendes coordena mais de cinco projetos, entre eles o “Viajantes Naturalistas no Brasil”, da Ufes; o “Demografia e conservação do muriqui-do-norte”, da Ufes, do Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (Ipema) e do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA); e o “Conservação e manejo de mamíferos ameaçados de extinção em paisagens fragmentadas da Mata Atlântica”, da Ufes, do INMA e com apoio da FAVES e VALE.