SERVIÇO DE ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO (SECRI) Ano 2010 – 6ª Edição

Imagine: um grupo de pessoas escolhe desenvolver um trabalho social com famílias economicamente desfavorecidas das comunidades dos bairros São Benedito, Penha e Itararé, em Vitória. Hoje, este trabalho, o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri) – em sua fundação denominado Serviço de Engajamento Cristão – é conhecido como o "braço social" da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Assim nasceu no dia 13 de setembro de 1988 o Secri, uma entidade civil, filantrópica, de direito privado, sem fins econômicos, com a proposta de contribuir para a promoção social das famílias, com especial atenção às crianças, aos adolescentes e jovens de 4 a 24 anos, despertando nelas a consciência crítica cidadã por meio da produção humana. Hoje o Secri congrega considerável número de paroquianos que buscam levar apoio e carinho a tantos irmãos necessitados. Para aqueles que participam do Secri a vida é o mais básico dos valores, portanto a visão do Secri é ser uma referência na melhoria da qualidade de vida dos moradores da "Poligonal 1" do município de Vitória e considera como sua missão contribuir para a melhoria de vida da comunidade, despertando a consciência crítica por meio da promoção humana.

História

1954 – É criado o conhecido "Roupeiro de Santa Rita", logo denominado "Oficinas de Caridade" Santa Rita de Cássia, que apoiava as famílias economicamente desfavorecidas da periferia da paróquia (São Benedito, Itararé e São Miguel).

1984 - Numa tentativa de incentivar a evangelização através dos serviços concretos até então já realizados, um grupo de paroquianos criou um movimento baseado na definição das seis linhas de ação evangelizadora no Brasil (1965) e no estabelecimento pela CNBB do objetivo da ação social da Igreja no Brasil (1966), pautando suas ações na linha sócio-transformadora.

1995 - Outro grupo de paroquianos, participante da Pastoral do Menor da Arquidiocese de Vitória, buscou apoiar 12 crianças e adolescentes que tomavam conta de carros estacionados na Rua Fortunato Ramos, visitando suas famílias residentes em São Benedito, Jaburu, Consolação e Bairro da Penha e visando, com isso, conhecer as reais condições de vida daquelas pessoas. Em 7 de outubro teve início um projeto baseado no lema da Campanha da Fraternidade 1987: "Quem acolhe o menor, a mim acolhe", denominado "Crer com as Mãos".

Em parceria estabelecida com a então Aracruz Celulose e o Instituto C&A de Desenvolvimento Social, em terreno doado pela Sociedade São Vicente de Paulo, foi construído o Centro Social Santa Rita, situado na Rua Agenor Caetano nº 11, Bairro São Benedito, que passou a abrigar oficialmente o Secri.

A comunidade
Os programas do Secri são desenvolvidos nas comunidades/ bairros S. Benedito, Penha e S. Miguel (Alto Itararé). Hoje, essas e mais outras 10 comunidades/bairros formam a "Poligonal 1" do município de Vitória.

Esses bairros surgiram há aproximadamente 40 anos, a partir de invasões de terrenos. Trata-se de áreas de encostas íngremes, de difícil acesso em vários pontos, habitadas por famílias muito necessitadas. Por um lado, avista-se do alto a linda ilha de Vitória, com suas belíssimas construções à beira-mar. No outro lado, o panorama é de barracos e construções em situações muito precárias; assim como, em muitos casos, também é precária a higiene doméstica, tendo em vista as condições inadequadas dos reservatórios de água, fato que dificulta os cuidados específicos com a higiene corporal e alimentar. Uma população de 31.253 habitantes (11,5% do total da população de Vitória – conforme dados do IBGE) ocupa uma área de 1.763.649 m². O número aproximado de domicílios é de 5.250, a maioria com pequeno número de cômodos, o que resulta em uma média de 4,24 habitantes por domicílio. A renda familiar média é de 1 a 3 salários mínimos. É alto o índice de mulheres chefes de família e, quando não o são, colaboram decisivamente com o orçamento familiar. Estima-se que 7.000 pessoas vivam abaixo da linha da pobreza, segundo dados encontrados no documento geral do Projeto Terra, da Prefeitura Municipal de Vitória.

A sede do Secri está localizada na Rua Tenente Setúbal, no Bairro São Benedito. O escritório de administração e finanças está localizado na Rua Fortunato Ramos, 345, Praia do Canto, Vitória – ES, anexo à Paróquia Santa Rita de Cássia.